Com a migração do site de Anchieta nesta terça-feira (10), para a nova versão do Portal Municipal desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e disponibilizado gratuitamente aos Municípios, 203 Municípios do estado já migraram para a 4ª versão da ferramenta desenvolvida em 2013. Isto representa 86% do total de 236 Municípios Integrados à Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM que utilizam o portal da FECAM. Apenas 33 Municípios continuam com a antiga versão, mas devem estar com o novo Portal no ar até o dia 31 de março.
Há quase 10 anos com o mesmo formato, os portais municipais foram atualizados em 2013 e desde então os municípios integrados à RedeCIM estão migrando seu conteúdo para a nova versão mais moderna, com novo layout e novas possibilidades. Entre as novidades está o uso de ferramentas externas e integração com redes sociais. “Os sites dos municípios ficaram mais atrativos e acessíveis aos cidadãos”, ressalta o técnico em informática da FECAM, Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos, responsável pela capacitação do sistema. A nova ferramenta permite, entre outros recursos, adicionar informações, imagens, áudios e vídeos de forma mais flexível e ágil em relação aos portais antigos. Serviços como Acesso à Informação e publicações de atos legais dos municípios também estão disponíveis no novo Portal.
As prefeituras também podem customizar o layout do site para atender suas próprias necessidades. Além disso, é possível criar hotsites para secretarias e eventos. Outra possibilidade é a utilização por perfil de usuários, o que viabiliza dividir a responsabilidade de alimentar o site da administração municipal.
“As modificações no Portal trouxeram benefícios, tanto no aspecto visual como na área administrativa do sistema que ainda contou com ajustes para adequação às Leis de Acesso à Informação e Transparência”, explicou o Técnico em Informática da FECAM, Marcus Vinicius Hoeltgebaum Lemos. Conforme o técnico, as melhorias consideraram o Termo de Ajustamento de Conduta do MPSC proposto aos municípios para seu fiel cumprimento.
Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
Nota da AMUREL
Na região da Amurel, todos os 16 municípios integrados à RedeCIM já estão com o portal novo. Os municípios de Laguna e Imbituba ainda não integram a Rede.