O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, em parceria com a Unisul e o professor e agrônomo Silvio Tiago Cabral, promoveu uma reunião em Anitápolis na última terça-feira, 17. Compareceram membros da sociedade civil do município, os líderes comunitários José Vianir Mayer, presidente do Sindicato Rural, Fábio Pereira, contabilista e vereador, Ronnie Schimidt, secretário de Agricultura do município. O encontro que inicialmente foi marcado para acontecer na sede do Sindicato Rural, ocorreu no Centro de Geração de Emprego e Renda e estiveram em pauta atividades ambientais a partir da temática pontual do município, bem como os demais municípios que circundam Anitápolis. O evento obteve o acompanhamento e apoio de um consultor disponibilizado pela SDS (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina) juntamente com o Programa Santa Catarina Rural para o fortalecimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, o engenheiro ambiental Guilherme Junkes Herdt, especialista em Gestão Ambiental, que aproveitou a oportunidade para capacitar os presentes acerca das ações de gestão de Recursos Hídricos desenvolvidas pelo Programa SC Rural na Região Hidrográfica 09.
Durante a reunião o professor apresentou o Comitê da Bacia, destacando suas atividades, importância, bem como os membros pertencentes à diretoria. Foram relatadas também as entidades que compõem o Comitê de Tubarão e Complexo Lagunar. Discutiram-se problemas como a falta de mata ciliar e o consequente assoreamento do rio causado pelo desmoronamento das margens, construções em área de APP, saneamento básico (coleta e tratamento de esgoto), PCHs, nascentes, dentre outras situações enfrentadas. Houve uma boa interação entre os participantes e ainda diversos questionamentos ao profissionais Silvio Tiago Cabral e Guilherme J. Herdt sobre os temas relacionados no dia, como por exemplo a possibilidade de desenvolver um projeto para tratamento dos efluentes domésticos, pelo menos na área central do município.
Ao final do encontro, distribuíram-se materiais didáticos, como livros, CD’s, folders, revistas e um banner com o mapa da bacia hidrográfica.
A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) compõe a diretoria do Comitê e desde sua criação mantém um funcionário cedido ininterruptamente às atividades do Comitê.
Fonte: Ascom do Comitê