You are currently viewing Em reunião com a SOL, Colegiado Estadual de Turismo pede a inclusão dos colegiados regionais nas discussões do setor

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) participou no último dia 19 de uma reunião do Colegiado Estadual de Turismo, que busca maneiras de fortalecer a criação do Colegiado. A reunião ordinária, convocada pelo Comitê Gestor, grupo responsável pela estruturação do Colegiado, definiu as ações prioritárias que foram discutidas no dia 19 passado. O jornalista e assessor de comunicação da Amurel e responsável pelas ações de turismo da entidade, Álvaro Dalmagro representou a Amurel na reunião.

A diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Simone Vieira Machado representou o governo do Estado no evento, bem como o presidente da Santur, Valdir Walendowsky . A data escolhida oportunizou a participação dos representantes de turismo no XIII Congresso Catarinense de Municípios, onde o próprio presidente da Santur palestrou após participar da reunião.

Entre os temas tratados, o Comitê Gestor procurou buscar do Estado um compromisso de incluir os colegiados regionais de turismo dos municípios na pauta de discussões do setor. Atualmente figuram apenas as Instâncias de Governança. As Instâncias de Governança são organizações com participação do poder público e do poder privados dos municípios com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em âmbito regional. Ocorre que, na opinião do Colegiado Estadual de Turismo, devido à participação da iniciativa privada, em alguns momentos, os interesses do poder público no debate do setor não são contemplados, daí a reivindicação pela participação dos colegiados regionais de turismo.

Simone Vieira Machado disse que vai tratar o assunto com a diretoria da SOL. A diretora disse que as Instâncias fazem parte da estrutura reconhecida pelo Ministério do Turismo, mas garantiu que nada impede que os colegiados se integrem ao trabalho já desenvolvido pelas Instâncias.

A assessora em Turismo e Cultura da Fecam, Raquel Pedroso Rodrigues classificou a reunião como muito proveitosa. “Acredito que foi uma oportunidade ímpar de aproximação e fortalecimento dos colegiados e do trabalho das associações de municípios. Agora seguimos nosso trabalho de mobilização das demais regiões e fortalecimento da gestão e do turismo nos municípios”, avaliou.

 

 

O Colegiado na Amurel

A Associação de Municípios da Região de Laguna busca há anos consolidar o colegiado de gestores de turismo dos municípios da Amurel. Apesar de alguns avanços, a participação dos municípios nas reuniões ainda é pequena e desmobilizada. Muitos municípios sequer tem uma pessoa designada para tratar do turismo em nível local. A Amurel entende que o turismo, além de ser um instrumento de desenvolvimento social, é sobretudo uma fonte de renda para as pessoas e um fator capaz de incrementar o movimento econômico dos municípios. Para isso, precisa estar estruturado dentro das políticas que preconiza o Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Para tanto, faz-se imprescindível que, primeiro, os municípios se unam para trocar suas experiências individuais e propor políticas integradas de desenvolvimento.