Os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, serão convocados a colaborar com a formulação do novo Pacto Federativo.
Eles são convidados da Comissão Especial da Câmara dos Deputados dedicada a analisar, discutir e apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com sugestões de mudanças.
A comissão se reuniu pela primeira vez, após a composição, nesta quarta-feira, 25 de março. O grupo decidiu convidar os ex-presidentes e a CNM para o debate e formulação da PEC. A data do convite ainda não foi estipulada.
Demais convocações
Outros convidados são ministro da Fazenda, Joaquim Levy; o ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura, Delfim Neto; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim.
Na primeira reunião, os integrantes da Comissão lamentaram o atual sistema de redistribuição tributária e de atribuições. Alguns ressaltaram a crise nos Municípios. O grupo foi criado este mês, no dia 17, em cerimônia especial no Plenário da Câmara.
Leia também:
Nomeados presidente e relator da Comissão Especial sobre o Pacto Federativo
Câmara vai discutir com a sociedade Reforma Política e Pacto Federativo nas 27 unidades federativas
Fonte: CNM
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL