You are currently viewing Ministério da Cultura anuncia abertura de editais para municípios que implantaram o Sistema Nacional de Cultura

 

Encerrou ao no início da tarde de hoje (10) o V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Urussanga, desde o dia 8, quarta-feira. O evento, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Colegiado de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc) e Amrec trouxa a Urussanga uma série de atividades inerentes à cultura e à atuação dos gestores de cultura dos municípios catarinenses.

E logo na abertura do Fórum, na quarta-feira à tarde que o coordenador-geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura – SNC, do Ministério da Cultura Pedro Ortale deu uma boa notícia aos gestores presentes: Em junho o Ministério da Cultura abrirá editais, em três modalidades, para municípios que tenham aderido ao Sistema Nacional de Cultura. O anúncio garantiu a Pedro Ortale aplausos da plateia de mais de 200 pessoas, formada quase que na totalidade por gestores municipais. Segundo o representante, o MinC vai priorizar os municípios que, além de terem assinado o termo de adesão, já estejam com a lei criada. “Vamos criar critérios que bonifiquem os municípios que tenham trabalhado mais na implantação do SNC, que tenham cumprido etapas, como a elaboração do Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Conselho, entre outras etapas. Não seria justo se não levássemos em consideração isso”, assegurou.

A mesa de abertura contou ainda com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura Maria Teresinha Debatin, a presidente do Congesc, o prefeito de Urussanga Jhonny Fellipe, o presidente da Amrec João Reus Rossi, e o presidente da Fecam, José Cláudio Caramore.

Após a abertura, a cearense Cláudia Leitão fez uma conferência intitulada “Os desafios contemporâneos da gestão municipal de cultura”. Cláudia é doutora em sociologia e tem uma longa trajetória na área da cultura, incluindo o exercício do cargo de secretária de Cultura do Estado do Ceará entre 2003 a 2006. Foi exercendo este cargo que Cláudia conseguiu implantar vários programas e ações no estado, entre eles o Cultura em Movimento, que rendeu-lhe o primeiro lugar do prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Vários outros programas estaduais coordenados por ela tornaram-se referência para programas federais do MinC e, mais tarde, entre 2011 e 2013, seu trabalho valeu-lhe a indicação para chefiar a secretaria de Economia Criativa, do mesmo ministério.

Cláudia contou sua experiência como secretária estadual de Cultura do Ceará e as dificuldades da mais variada ordem para implantar o Sistema Municipal de Cultura nos municípios. “Foi um trabalho que não dá nem pra vocês dimensionar  as dificuldades. Nos reuníamos às vezes em igrejas improvisadas de câmaras de vereadores, salões, sem estrutura nenhuma. Mas foi graças a isso que o Ceará é um dos estados mais avançados na implantação do Sistema Nacional de Cultura”, avaliou. Entusiasta e militante na área, Cláudia conclamou aos presentes para que procurem transpor as dificuldades e a pouca importância que os administradores municipais de uma maneira em geral dão à cultura.

 

Oficinas

No segundo dia do evento o grupo foi dividido em quatro, número de temas propostos para  serem discutidos em oficinas. Os temas foram: Gestão e Captação de recursos culturais; Gestão e Patrimônio Cultural; Gestão e economia da cultura; Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos; e Elaboração de Planos Municipais de Cultura. As oficinas foram ministradas por técnicas do MinC, universidades e organizações ligadas aos temas tratados.

No terceiro e último dia, o secretário executivo da Fecal e mestre em gestão de políticas públicas Alexandre Alves palestrou sobre O marco regularatório das organizações da sociedade civil – Lei Federal 13.019/2014.

Após a palestra, em plenária, o Fórum como instância máxima do Congesc validou o nome das seis pessoas escolhidas pelos 21 conselheiros estaduais, para formar Comitê Gestor. Por fim, na disputa entre Bombinhas e Chapecó para sediar o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, o município do Oeste teve uma votação mais expressiva. A data ainda será marcada e provavelmente deverá acontecer na segunda quinzena de março, levando em conta que no ano que vem terá eleições municipais.

A Região da Amurel foi representada por gestores de quatro municípios e pelo representante da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL

 

Estado abre na segunda-feira (13) inscrições para projetos nas áreas de turismo, cultura e esporte

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) abre na próxima segunda-feira (13), o prazo de inscrição de projetos a serem executados em 2015, que poderão receber apoio financeiro dos Fundos de Incentivo ao Turismo (Funturismo), à Cultura (Funcultural) e ao Esporte (Fundesporte).

As informações podem ser obtidas no portal http://sol.sc.gov.br/

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL