A AMUREL realizou assembleias Ordinária, Extraordinária e do Consórcio Intermunicipal de Saúde, hoje de manhã (30), na sede da entidade, em Tubarão. Na pauta das três reuniões estiveram diversos assuntos de interesse dos municípios e dos prefeitos.
A assembleia ordinária tratou de aprovar ata da assembleia anterior e de aprovar a prestação de contas do primeiro bimestre do exercício de 2015, como é de praxe nestas reuniões bimestrais. Também estiveram na pauta assuntos relacionados à metodologia para cobrança de dívida ativa e compensação de valores recolhidos a maior de INSS, sugestões de assuntos feitas pelo próprio presidente da Associação, prefeito de Imbituba Jaison Cardoso.
Dentro dos assuntos gerais foi dada oportunidade aos representantes da Associação dos Avicultores do Sul de Santa Catarina de apresentar a entidade. O presidente Emir Tesa e a secretária da associação Rosiléia Inocente conseguiram sensibilizar os prefeitos quanto à situação pela qual passam os criadores de frango da região, que sofrem com os reflexos da criação de monopólio no Sul do estado, com uma grande indústria, apenas. “A situação que criador integrado (aquele que produz regido por um contrato com a empresa compradora) vive é praticamente de um regime de escravidão moderna. São 783 famílias na região, todas vendendo para a mesma empresa. O produtor tem uma idade média de 48 anos e 48% não querem mais seguir no setor. Nossos filhos também não querem mais”, desabafou o presidente.
Emir, Rosiléia e o tesoureiro da entidade, Valério Nandi vieram pedir apoio dos prefeitos para que, em nome da AMUREL, intercedam politicamente junto aos deputados federais da região. Os avicultores querem a criação de uma lei que proteja as relações de trabalho e de produção da categoria, o que atualmente, segundo os dirigentes, não existe. O prefeito de São Ludgero Volnei Weber se emocionou com o relato dos representantes dos avicultores ao lembrar de situações familiares e pessoas que aconteceram, também relacionadas à produção de suínos, que não difere muito da realidade dos produtores de frango.
Ficou estabelecido pelos prefeitos que a AMUREL dará suporte às reivindicações dos avicultores, fazendo um documento que será subscrito por todos os prefeitos, para ser levado a todos os parlamentares da região em Brasília e também a ser apresentado durante a Marcha a Brasília, no final de maio deste ano.
Extraordinária
A assembleia extraordinária tratou da alteração do estatuto da AMUREL que autorizará o presidente da entidade a realizar pagamentos e movimentar recursos financeiros da Associação, através de cheques bancários nominais ou através de pagamento via transferência eletrônica de recursos financeiros pelo sistema bancário online (via internet), juntamente com o diretor executivo. A mudança dará mais celeridade a determinadas operações da Associação.
CIS
Na pauta da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMUREL estiveram assuntos habituais relacionados à prestação de contas e aprovação de ata da reunião anterior.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL