Na XVIII edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) inova ao trazer para o debate com o governo federal não só os representantes municipais como também os governadores. A Mesa Federativa está marcada para a tarde do dia 27 de maio e vai abordar os problemas recorrentes dos três entes da federação.
Todos os governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal receberam o convite da CNM. Confirmaram presença, até o momento, os de Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Pernambuco e Tocantins. Será convidado ainda o representante de outro poder, o Judiciário. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, também deve ser convocado para esta plenária.
Serão colocadas em discussão as atuais dificuldades de governar Municípios e Estados; a CNM vai pontuar as sugestões apresentadas ao Congresso Nacional para a reformulação do Pacto Federativo. Também na Mesa Federativa, os três entes vão analisar o pré-relatório do deputado André Moura (PSC-SE), relator na Comissão Especial da Câmara que analisa proposições referentes ao Pacto.