São Ludgero é o município da região modelo em tratamento de esgoto, com quase 100% dos dejetos tratados. Agora a administração municipal desenvolve um projeto em parceria com o Samae e a Epagri que tem como objetivo principal alcançar a totalidade do tratamento do esgoto sanitário no meio rural através da instalação em todas as propriedades rurais de um kit de fossa séptica individual, desenvolvido exclusivamente para a realidade do município, bem como fazer uma revisão geral nas ligações das residências à rede de esgoto no perímetro urbano e, ainda, ampliar a rede municipal para os loteamentos clandestinos após regularizados através do programa Lar Legal. O tema foi mostrado ontem (2), no auditório do Samae, em São Ludgero, durante Seminário Municipal de Saneamento Ambiental, e os representantes do Comitê da Bacia do Rio Tubarão Patrício Fileti e Guilherme Herd acompanharam o evento.
Uma equipe de trabalho formada por representantes das secretarias municipais da Saúde e Agricultura, Vigilância Sanitária, Epagri, Samae e setor de comunicação trabalha desde o mês de fevereiro nas definições de ações para execução do projeto.
Além dos benefícios para a saúde da população em geral, com o projeto executado São Ludgero inicia o fomento do turismo pelo que primordial, ou seja, destino correto dos dejetos humanos. Vale lembrar que, ações paralelas já são desenvolvidas em relação ao saneamento pelo Samae, Epagri e Secretaria da Agricultura há vários anos. “Como o município já atingiu 100% de rede de esgoto nas áreas legalizadas no perímetro urbano e no meio rural já possui um trabalho referência iniciado, colocamos todos ao redor de uma mesa e com a concordância unânime, traçamos uma meta única que é atingir de verdade o 100% de esgoto sanitário tratado até final de 2016”, relatou o prefeito Volnei Weber.
No período da manhã, além do lançamento do projeto o público acompanhou, entre outras atividades, a palestra com a mestre em Gestão Ambiental, Bernardete Panceri, que falou sobre “Gestão e Educação Ambiental”.
À tarde os participantes foram levados até a propriedade de um produtor rural nacomunidade do Mar Grosso, onde acompanharam in loco a instalação de um kit de fossa séptica de esgoto sanitário rural. “Estamos sempre atentos ao trabalho e iniciativas positivas para que possamos compartilhar a experiência em outros municípios e incentivar as boas iniciativas como esta”, disse o engenheiro ambiental Guilherme Herdt
Fonte: Ascom do Comitê, com informações da Ascom de São Ludgero