Restam mais cinco dias a partir de hoje (5) para que os interessados em participar do Projeto Cidadania Rural se inscrevam e garantam a participação no evento, que acontece em três municípios: em Tubarão, dia 11 de agosto, em Braço do Norte, dia 12, e em Laguna, dia 13. O evento é voltado para produtores e trabalhadores rurais, agroindústrias, cooperativas, prefeituras e contabilistas.
A promoção é da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Projeto Cidadania Rural, que têm três objetivos principais: ampliar a divulgação da legislação tributária para o meio rural; Levar ao público participante conhecimentos referentes aos direitos que possui ao cumprir as obrigações da legislação previdenciária do campo; Contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde e integridade física do trabalhador do meio rural.
O evento é gratuito e as vagas limitadas. No entanto é necessário se inscrever para garantir a participação e para facilitar a organização do evento. Quem quer participar e não fizer a inscrição só terá acesso ao evento caso o número de inscritos não tenha atingido o limite máximo. Quem deseja participar e ainda não fez a inscrição poderá fazê-la através do portal da AMUREL (www.amurel.org.br) ou diretamente no link : http://www.amurel.org.br/agenda/index/detalhes-item/codMapaItem/41790/codItem/26750/codAgenda/320.
A programação traz palestras sobre os seguintes temas:
-Cadastro de produtor primário (blocos de nota do produtor), a cargo da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF);
– Contribuição previdenciária rural e benefícios previdenciários, sob a responsabilidade do Senar;
– Segurado especial e contribuinte individual (Lei 11.718/2008)
Locais
Em Tubarão, dia 11 de agosto, o evento acontecerá no Centro de Treinamento da Epagri – Cetuba (Rodovia 37 (antiga 438), km 213, bairro São Martinho).
Em Braço do Norte, dia 12 agosto, no pesque e pague Borgert (Rodovia Frederico Kuerten S/N, ao lado da Unisul.
Em Laguna, dia 13 de agosto, no Hotel Atlântico Sul (Avenida Senador Galotti, 350, bairro Mar Grosso).
As atividades iniciam às 9h15min e encerram às 15h30min, com intervalo para almoço por volta das 12h. O almoço aos participantes é gratuito e será servido nos mesmos locais dos eventos, desde que o participante tenha se inscrito antecipadamente para o evento. Também será emitido certificado de participação.
Projeto Cidadania Rural
O Projeto Cidadania Rural iniciou-se em 1998 desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, hoje com a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, e tem o objetivo de divulgar, informar, disseminar e orientar sobre a legislação previdenciária específica para o setor rural, aos profissionais responsáveis pela contabilidade no setor rural, agroindústrias, cooperativas agropecuárias, produtores rurais pessoas físicas, produtores rurais pessoas jurídicas, sindicatos, associações de produtores e outros interessados, promovendo assim a inclusão social do cidadão rural pelo pleno exercício de seus direitos e deveres, na condição de usuário ou beneficiário da Previdência Social e do Senar, garantindo o cumprimento da sua missão institucional, ou seja, no desenvolvimento de ações a Formação Profissional Rural – FPR e atividades da Promoção Social – PS voltadas ao “Homem Rural”, contribuindo para a sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o seu pleno exercício da cidadania.
(Obs: Os veículos de imprensa que desejarem mais informações ou marcar entrevista com o diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann poderão ligar para (48) 3626-5711 ou para a assessoria de comunicação (8418-1105 e 9659-1841)
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL