A palestra da servidora da Secretaria de Estado da Fazenda Alice Bieger marcou o início das atividades da etapa da microrregião de Tubarão do Projeto Cidadania Rural, que ocorre durante esta terça-feira, no Cetuba, em Tubarão. Amanhã será em Braço do Norte, e dia 13 em Laguna. O evento é voltado para produtores e trabalhadores rurais, agroindústrias, cooperativas, prefeituras e contabilistas. Depois da participação da Alice, que falou sobre cadastro de produtor primário (blocos de nota do produtor), foi a vez de Emerson Cardozo Gava, do Senar, que trata do tema contribuição previdenciária rural e benefícios previdenciários.
A promoção é da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Projeto Cidadania Rural, que têm três objetivos principais: ampliar a divulgação da legislação tributária para o meio rural; Levar ao público participante conhecimentos referentes aos direitos que possui ao cumprir as obrigações da legislação previdenciária do campo; Contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde e integridade física do trabalhador do meio rural.
O presidente da AMUREL, prefeito de Gravatal Jorge Leonardo Nesi destacou em sua participação na abertura do evento a importância que a AMUREL tem na intermediação e no empenho para resolver problemas dos cidadãos e de servidores públicos dos 18 municípios associados. Este trabalho tem sido feito de diferentes maneiras, e a promoção de eventos com este é um exemplo disto.
À tarde o palestrante será Guilherme Azevedo, do INSS, que falará sobre segurado especial e contribuinte individual (Lei 11.718/2008).