You are currently viewing Projeto Representante Caixa já está em funcionamento e vai beneficiar 18 municípios
Da esquerda para a direita, Alexandre, presidente Jorge Leonardo Nesi, engenheiro Paulo, Márcia e Celso

A presença do engenheiro civil Alexandre David Felisberto, da Gerência de Filial Regional de Desenvolvimento Urbano e Rural – Gidur, de Criciúma, durante todo o dia de quinta-feira (27) nas dependências da AMUREL marcou simbolicamente o início da parceria entre a Associação e a Caixa Econômica Federal, que instituiu o Projeto Representante Caixa na AMUREL. A Caixa implantou em 2012 o Projeto Representante Caixa nas Prefeituras, que consiste na disponibilização de uma pessoa para atuar diretamente no município para dar assistência técnica que promova a efetividade na gestão de convênios e contratos de repasse operacionalizados pela instituição. De maneira experimental, a Caixa escolheu 10 municípios brasileiros. A AMUREL, por iniciativa do diretor executivo Celso Heidemann, que posteriormente ganhou a anuência dos prefeitos, buscava trazer a experiência bem sucedida do projeto ao alcance não apenas de um município da região, mas de todos os 18 associados.

As tratativas para implantar o projeto na Associação iniciaram nos primeiros meses do ano e mereceram várias reuniões na Gidur, em Criciúma, uma ida a Brasília, do diretor executivo e do presidente licenciado da AMUREL, prefeito Jaison Cardoso, de Imbituba, e por fim, na sede da associação, na quarta-feira. Nesta última, reuniu o atual presidente, prefeito de Gravatal Jorge Leonardo Nesi, o sub-gerente regional da Gidur Márcia Queiroz de Azevedo, e os engenheiros Alexandre Felisberto e Paulo Roberto Kryckyj. “Embora tenha sido o Alexandre a vir no primeiro dia, já está definido que quem nos atenderá a partir da semana que vem será o Paulo Roberto, o que para nós é tanto faz, pois são dois excelentes profissionais e isso é um detalhe operacional da Caixa. Ainda falta a gente definir a quantidade de dias que ele estará na AMUREL. Nós pedimos que pelo menos um dia por semana e acredito que seremos atendidos”, diz o diretor executivo.  “A presença de um técnico da Caixa dentro da AMUREL certamente vai agilizar bastante o andamento de projetos. Como nosso setor de engenharia e arquitetura é um dos mais demandados pelos municípios, este é um grande passo para que os prefeitos consigam executar as obras com mais rapidez”, acredita Celso.

 

Projetos

Somente em 2014, a AMUREL fez 885 atendimentos aos municípios na área de engenharia e arquitetura, assessorou tecnicamente em 355 projetos, que se executados os valores chegariam a R$ 94,7 milhões. O setor de engenharia da AMUREL é composto por três engenheiros civis, um engenheiro agrimensor, um engenheiro eletricista, um engenheiro ambiental e sanitarista, duas arquitetas, uma geóloga e três desenhistas.

“O Projeto Representante Caixa na AMUREL é uma experiência inédita no país. Está sendo tratada pela Caixa como um projeto piloto e se tiver o resultado que tanto nós quanto a Caixa espera, deverá ser levado para outras associações de municípios, desde que tenham uma estrutura semelhante a que a AMUREL tem. Isso para nós é motivo de muito orgulho: tanto por merecermos tamanho crédito, quanto por sabermos que temos a estrutura que temos”, conclui Celso Heideman.

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL