Na tarde da última quarta-feira (26) foi a vez do setor agropecuário fomentar o debate sobre os indicadores e índice de desenvolvimento da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. Um grupo de representantes de entidades e instituições que lidam com o setor no estado de Santa Catarina se reuniram na sede do Ministério Público para avaliação e construção de Indicadores do setor agropecuário.
“Pensamos em como fazer a distribuição das informações hoje existentes para todos os órgãos que trabalham com e para o setor”, explica o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto. “Buscamos também a consolidação das informações que hoje está segmentada e não pública em sua grande maioria”, completa. Segundo o coordenador as instituições participantes se manifestaram de forma favorável pela troca de informações com o intuito de promover o desenvolvimento agropecuário em Santa Catarina.
“O objetivo é unir as instituições que trabalham com o setor da agricultura em prol do desenvolvimento sustentável. A ideia é identificar novas fontes de informação, trocar informações e alternativas de políticas públicas”, comenta o economista da FECAM, Alison Fiuza.
“Acredito que a agricultura é a base econômica da grande maioria dos municípios. Hoje não tem índices para mediar se as ações estão dando resultado. Isto ajudará a se ter Políticas Públicas mais assertivas, mais desenvolvimento na área e auxiliará a população e os órgãos e controle na avaliação das ações”, coloca o pesquisador do mestrado profissional da UNOESC, Leandro Neuhaus.
O grupo foi formado por representantes da FECAM, Colegiado de Secretários de Agricultura de Santa Catarina – COSASC, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Cataria – CREA, Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, Ministério da Agricultura – MAPA, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Estado de Santa Catarina – FETAESC.
Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM