You are currently viewing AMUREL faz parceria que permitirá a municípios acessar dados reunidos junto à Secretaria do Tesouro Nacional

A AMUREL promoveu nesta quarta-feira (2 ) de manhã uma reunião com os secretários municipais de administração e fazenda (ou finanças) dos municípios para tratar de diversos assuntos de interesse do grupo, que se reúne regularmente em forma de colegiado. O principal assunto foi a possibilidade de todos os municípios firmarem parceria com a Fundação Brava, administradora do portal Meu Município, a fim de os mesmos poderem ter acesso ao banco de dados formado pelas informações sobre receitas próprias e transferências constitucionais, declaradas individualmente e enviadas por força de lei à Secretaria do Tesouro Nacional – STN. A AMUREL é a única associação de municípios de Santa Catarina a firmar esta parceria e uma das três do país (há outras duas: uma no Rio Grande do Sul e outra em Minas Gerais).   Reunir dados públicos e facilitar sua análise não é algo novo. O Meu Município, porém, traz uma proposta diferente: reunir os dados e explicá-los, mas oferecer também uma ferramenta para comparar as administrações municipais.

 “O site facilita o acesso e o uso das informações pelos administradores públicos e também pelos cidadãos. A navegação é muito simples e fácil e é possível fazer cruzamento de dados, comparações com municípios da região ou municípios com características semelhantes. A partir disso é possível avaliar quais os setores da administração que podem ou devem ser melhorados e quais já têm um resultado satisfatório, ou muito bom”, avalia Everson Guimarães, coordenador administrativo da AMUREL. Everson e o diretor executivo da Associação Celso Heidemann vêm negociando com representantes da Fundação Brava a realização deste programa piloto na AMUREL.

Dos municípios representados na reunião de hoje, oito aderiram imediatamente ao programa: Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Rio Fortuna, Sangão, Treze de Maio, Imaruí, Pescaria Brava e Grão Pará. A parceria é sem nenhum custo para os municípios.

A Fundação Brava é uma organização fundada em 2000 com sede em São Paulo pioneira no apoio a projetos de melhoria da gestão pública e que visa contribuir com o desenvolvimento do país. Representantes da Fundação Brava também estiveram na reunião e tiraram as dúvidas das pessoas presentes.

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL