You are currently viewing Gestores de convênios discutem ferramentas e instrumentos para melhorar atuação nos municípios

 

Gestores que compõem o Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMUREL reuniram-se nessa segunda-feira (21) para tratar de vários temas relacionados à atuação destes servidores no âmbito da administração pública. Depois de um período sem atividades, o Colegiado voltou a ser ativado pela Associação, que entende que os municípios não devem abrir mão da atuação de um profissional nesta área fundamental, que tem interface com a captação, gerenciamento e prestação de contas de recursos conveniados com outras esferas públicas.

O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann, que fez a abertura da reunião deu ênfase a este aspecto, e também esclareceu aos participantes sobre uma conquista da AMUREL feita no mês passado, que é a implantação do projeto Representante Caixa na AMUREL, que é a presença de um engenheiro da Caixa Econômica Federal durante no mínimo três dias a cada quinzena nas dependências da Associação, com o intuito de analisar projetos dos municípios, orientar e, com isso, tornar mais rápidos os procedimentos técnicos dos projetos de forma que os convênios sejam executados no menor prazo possível.  “Alguns gestores presentes que já foram atendidos pelo técnico da Caixa foram aprovaram a presença dele na AMUREL e inclusive já tiveram resultados imediatos em algumas situações pontuais”, diz a responsável pela organização do Colegiado por parte da AMUREL, Luiza Stachechem Rech Santos.

Como associada da Federação Catarinense de Municípios, a AMUREL também garantiu neste ano a assessoria do Escritório de Projetos da Fecam. Marli Buratto, do escritório, esteve presente e mostrou a importância do mesmo no assessoramento às associações de municípios e aos colegiados de gestores.  Marli destacou que o Escritório foi criado com o objetivo principal do fortalecimento de uma rede de profissionais, através do colegiado estadual e dos colegiados regionais de gestores de convênios, para aperfeiçoamento e troca de conhecimento, visando ações que possibilitem a otimização de tempo e maximização das possibilidades de um maior volume de recursos investidos para o desenvolvimento dos municípios catarinenses. Marli também frisou que a rede permite o planejamento em conjunto com os assessores de projetos, do trabalho a ser desenvolvido na Associação e o suporte técnico oferecido aos gestores municipais de convênios.

A reunião também tratou das parcerias firmadas com a Caixa Econômica e Secretaria de Estado da Fazenda, que estão levando capacitações aos municípios interessados e o fortalecendo as ações pactuadas. Foi apresentado ainda um breve resumo sobre a Rede Siconv e a parceria com a FECAM para a formação de multiplicadores e prestação de serviços aos associados. Por fim, foi mostrado como funciona o Sistema de Acompanhamento de Programas e Editais – Sape, que foi desenvolvido pela Fecam e que o acesso será liberado através de uma senha destinada aos gestores de convênios dos municípios após assinatura de Termo de Adesão, modelo este já encaminhado por e-mail para assinatura dos prefeitos.  O sistema é uma ferramenta que facilitará o acesso aos recursos disponíveis por todas as esferas de governo e também por outras entidades, de forma organizada, que disponibilizara modelos de documentos conforme necessidade de cada programa.

Na reunião, ficou acordado que toda a demanda dos municípios para a Assessoria de Projetos será feita através do e-mail convenios@amurel.org.br e que será criado um grupo de WhatsApp para maior comunicação entre os membros do colegiado.