You are currently viewing Amurel entrega plano de gestão de resíduos a Pedras Grandes

 

O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann entregou nesta sexta-feira (6) mais um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. É a sequência ao trabalho iniciado em setembro, que teve prosseguimento em outubro, de percorrer os municípios beneficiados com o PMGIRS, estudo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina, executado através da SC Engenharia, que teve como proponente a AMUREL. O município contemplado foi Pedras Grandes. Celso foi recebido pelo prefeito Antônio Felippe Sobrinho e pelo vice-prefeito Vilson Tadeu Marcon, o Xixo. Além de Pedras Grandes outros nove municípios já estão de posse do material e a meta é entregar até o fim do mês a todos os que ainda não receberam o plano.

Entenda o que são os planos

Em abril de 2014 foi realizada a primeira oficina regional reunindo os municípios para esclarecer a metodologia e a forma como se daria a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Posteriormente ocorreram oficinas técnicas e audiências públicas de apresentação, revisão e adequação dos planos de cada município e a população e entidades civis e governamentais tiveram a oportunidade de participar e contribuir na elaboração.

Os planos são diagnósticos que levam em conta as características individuais de cada município e apontam quais são as melhores alternativas de enfrentamento aos problemas relacionados aos resíduos sólidos de maneira local e regional, incluindo os da construção civil. Estes mereceram um estudo adicional que não estava previsto inicialmente, mas que devido a uma sobra de recursos foi proposto pela AMUREL e autorizado pela SDS. O governo do Estado investiu cerca de R$ 860 mil nos PMGIRS.

Santa Catarina é o único estado do país em que todos os municípios passam a ter planos de gestão de resíduos sólidos.

 

Livro

O diretor executivo aproveitou a viagem para entregar à secretária de Educação, Cultura e Esportes de Pedras Grandes Ana Maria Bento, o livro “Um viés biocêntrico na elaboração de projetos – Desafios e profissionalização do Terceiro Setor”, publicado pela ONG Moradia e Cidadania. A ONG têm entre suas missões, desenvolver e apoiar projetos e ações integradas, próprios ou em parceria, intermediando recursos financeiros em forma de crédito ou de microcrédito, para viabilizar soluções de moradia, saneamento, educação, emprego e renda, objetivando o desenvolvimento integrado e sustentado das comunidades. A entidade uma das apoiadoras da semana cultural promovida pelo grupo Encantados Contadores de Histórias, que acontece desde o dia 3 até domingo (8) no Parque Ambiental Tractebel. A Amurel também é parceira deste evento. O mesmo livro está sendo encaminhado a todas as secretarias de educação e cultura dos demais municípios associados.

 

 

 

 Álvaro Dalmagro – assessoria de Comunicação da AMUREL