Gestores municipais de convênios dos municípios associados da Amurel que forma o Consórcio de Convênios se reuniram no início deste mês para debater alguns aspectos das atividades dos gestores ao longo do ano, e também para a apresentação de dois programas: um desenvolvido pela Amurel em parceria com a Caixa Econômica Federal, e outro pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública.
A Amurel implantou neste ano o programa Representante Caixa na Amurel, que consiste na presença de um profissional da instituição bancária em determinados dias, nas dependências das Associação, para que possa dar celeridade às demandas dos municípios relacionadas a projetos e convênios. Paulo Roberto Kryckyj, servidor designado pela Caixa a prestar o serviço na Amurel falou sobre o projeto piloto implantado, que segundo ele já traz resultados positivos às partes envolvidas, pois aproximou e agilizou as análises técnicas de contratos de repasses onde a Caixa Econômica é a mandatária, fazendo com que os recursos cheguem mais rapidamente aos municípios.
Daian Henz, desenvolvedor do Programa de Gestão de Obras – PGO para o Consórcio Ciga, falou sobre o programa destinado aos setores municipais de planejamento e obras, para a elaboração e administração de projetos de arquitetura e engenharia. Uma alternativa para executar obras com mais agilidade e menos recursos. O PGO controla convênios federais, contratos de empreitada, termos aditivos e andamento de obras de forma integrada com uma ferramenta de elaboração de orçamentos, seguindo os padrões da Caixa Econômica Federal (DTB), com disponibilidade de todas as tabelas Sinapi, Seop, DER, DNIT, Deinfra e outras que podem ser integradas sob solicitação. Os municípios podem usufruir deste programa fazendo um termo de adesão.
A assessora do Colegiado Luiza Stachechem Rech dos Santos fez um breve relato sobre a reunião do Colegiado Estadual de Convênios que ocorreu no dia 21 de outubro em Itajaí, onde os principais assuntos foram a avaliação do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios – GMC; avaliação dos treinamentos do Sigef e eventos da Caixa Econômica; Rede Siconv que em parceria com o Estado de SC passará a ser coordenada pela Fecam; Avaliação do Sape; Eleições da nova diretoria e ações para 2016.
O coordenador do Colegiado, Dione Heinzen, de Grão Pará abriu a reunião ressaltando a importância do GMC junto a estrutura do governo e também, que mesmo diante da crise financeira, todos devem estar dispostos e unidos na busca de novas formas de captação de recursos e principalmente na gestão dos projetos em execução.
Esta foi a última reunião do ano e a próxima ficou marcada para dia 26 de janeiro, às 14 horas, na Amurel, quando provavelmente será trazido um técnico da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal – Gigov, para falar sobre convênios em execução por OBTV e prestação de contas e já fazer programação para cadastramento de propostas e emendas parlamentares para o período eleitoral.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel