A Amurel participou hoje (10) da última reunião do ano da Instância de Governança Encantos do Sul, região turística que congrega a maioria dos municípios das três microrregiões do Sul do Estado. O encontro foi em Treze de Maio e a pauta tratou prioritariamente questões relacionadas à preparação do Seminário de Integração Serra-Mar, que acontecerá em Balneário Rincão, dia 26 de novembro próximo. Durante o evento acontecem o 3º Seminário de Turismo da Encantos do Sul e o 4º Seminário Regional de Turismo Caminhos dos Canyons. As instâncias Encantos do Sul e Caminhos dos Canyons são duas das 10 regiões turísticas do Estado reconhecidas pelo Ministério do Turismo.
O Seminário de Integração Serra-Mar acontece durante o dia inteiro e no período da manhã terá a presença do ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, que falará sobre plano estratégico das serras Gaúcha e Catarinense, do presidente da Embratur, Vinícius Lumertz da Silva, que fará uma palestra sobre “As perspectivas para o turismo e alternativas de financiamento para o setor”.
No período da tarde haverá um painel de debates com Felipe Mello, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, e um painel sobre boas práticas de turismo, quando será apresentado o case do Beto Carrero World.
A Encantos e a Canyons terão um espaço para apresentar as principais características da região do ponto de vista do turismo. Também será lido e entregue um documento ao ministro, ao presidente da Embratur e ao secretário de Turismo do Estado contendo as principais reivindicações do setor. O Evento inicia às 8h e a previsão de término é para as 17h30min.
A Amurel foi representada no encontro de hoje pelo assessor de comunicação da entidade e articulador do Colegiado de Turismo da Amurel Álvaro Dalmagro. No dia 29 de outubro passado, durante a assembleia bimestral dos prefeitos dos municípios associados da Amurel, o presidente da Encantos do Sul Adilson Silvestre esteve na Associação explicando aos prefeitos o objetivo da Encantos e solicitou a participação da Amurel nas reuniões futuras da entidade representativa do turismo regional. Desde então, com a aprovação dos prefeitos, a Amurel passará a ter uma pessoa, sempre que possível, representando a Amurel e contribuindo com a Encantos para que, juntos, se consiga atingir um objetivo em comum, que é desenvolver o turismo de maneira integrada e regionalizada e que o setor possa ser mais um segmento de desenvolvimento econômico e social.
A Amurel propôs aos gestores municipais de turismo dos 18 municípios associados, a criação de um colegiado de turismo para tratar de assuntos de interesse específico do setor público, já que a Associação de Municípios entende que há tarefas e interesses que são exclusivos do setor público. Apesar de o colegiado estar informalmente constituído, a participação dos gestores nas poucas reuniões marcadas em 2014 e neste ano foi pequena. A Amurel entende que os trabalhos do colegiado podem vir a se somar à experiência e ao caminho já trilhado pela Encantos do Sul.
Esta aproximação foi lembrada pelo presidente da Encantos Adilson Silvestre em sua exposição de abertura da reunião de hoje. Adilson também comunicou que fez contato com o Sebrae, em Florianópolis e pleiteou a participação do Sebrae nas discussões da Encantos. Também relatou que convidou o deputado federal Edinho Bez a participar das reuniões da Encantos ou designar algum assessor a representá-lo, o que deverá ocorrer a partir do próximo encontro, já que o convite foi feito somente na semana passada.