O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. Na última versão, dos 295 municípios, apenas 132 compõe o mapa (mapa completo http://www.fecam.org.br/noticias/index.php?cod_noticia=8019)
Além da orientação em relação ao desenvolvimento das políticas, é também o Mapa do Turismo que orientará a distribuição de recursos federais e consequentemente dos estaduais. Esta é a oportunidade dos municípios que não aparecem na versão de 2013 inserir-se no mapa de 2016. Depois desta atualização, não se tem certeza de quando acontecerá a próxima. É também o momento de reordenamento de municípios e regiões turísticas de modo a contemplar as especificidades culturais, geográficas e econômicas enquanto regiões turísticas. A categorização é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo – MTur para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
No último dia 25, num espaço pleiteado pelo Colegiado Estadual de Turismo, a Amurel, diversas outras associações de município, instâncias de governanças e a Fecam se fizeram presentes na reunião promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esporte (SOL), em Florianópolis, para acompanhar o debate e contribuir com as ações que precisam ser tomadas daqui para a frente. A Associação foi representada pelo coordenador do colegiado de turismo da região da Amurel, Álvaro Dalmagro, e pela representante da Instância de Governança Encantos do Sul, Marta Fogaça.
Técnicas da SOL explicaram a metodologia a ser usada na atualização do mapa turístico, critérios, compromissos e recomendações para cada parte envolvida, ou seja, para Estado, instâncias de governanças e municípios.
Vão ser realizadas oficinas em cada região de abrangência das instâncias de governança durante todo o mês de fevereiro, apesar dos festejos de carnaval.
O Estado está tentando prorrogar o prazo final (10 de março) de atualização do Mapa Turístico Brasileiro para que os técnicos tenham mais tempo de esclarecer e capacitar os municípios para realizarem a atualização, mas se não conseguirem prorrogar, as datas pré-estabelecidas serão mantidas. Neste caso, a capacitação para os municípios que compõem a Encantos do Sul será no dia 23 de fevereiro, terça-feira, no período da tarde. Em local ainda a ser definido.
Assessoria de Comunicação da Amurel