O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão entregou nessa segunda-feira (7) mais de 500 mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas a representantes dos acadêmicos do curso de Educação do Campo, da Ufsc, campus de Santa Rosa de Lima. Alexandre Soares recebeu o material e representou o grupo na entrega das mudas, feita no pátio da Secretaria de Agricultura de Rio Fortuna, local onde também foram entregues a mesma quantidade de mudas para outros cinco municípios do Vale e das Encostas da Serra Geral. Kelli Buss, moradora no interior de Rio Fortuna e estudante do curso da Ufsc também esteve presente, mas sua ida foi para garantir algumas mudas para o irmão, que quer reflorestar a margem do rio que corta a propriedade dele. A entrega feita ao grupo solidifica a parceria e aproximação do Comitê com o grupo de acadêmicos de Educação do Campo, iniciada no ano passado quando o Comitê foi convidado a dar palestra sobre as atividades, ações e a importância da entidade, durante aula no Centro de Geração e Renda, em Santa Rosa de Lima, local que abriga as aulas presenciais do curso de licenciatura.
Ao contrário do que ocorreu nos outros anos, em 2016 o Comitê optou por descentralizar a entrega, distribuindo as mudas em sub-bacias. A de hoje contemplou seis dos 22 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica da RH 9. Além de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima foram beneficiados os municípios de São Bonifácio, Anitápolis, Grão Pará e Braço do Norte. As mudas que não foram retiradas, conforme havia sido combinado com o Comitê, ficarão no município onde fora feita a distribuição.
Esta foi a primeira entrega do ano e os demais municípios das outras sub-bacias passarão a receber as mudas em breve.
O Comitê entrega por ano aproximadamente 15.000 mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas de porte médio a grande e etiquetada com nome das espécies. As mudas são entregues habitualmente nas secretarias ou departamentos de agricultura dos municípios, ou para entidades reconhecidamente comprometidas com a preservação e recuperação do meio ambiente. É o caso do grupo de acadêmicos de Educação do Campo que, neste ano, recebeu as mudas para serem plantadas em áreas degradadas e de APPs. Além das mudas foram entregues exemplares de revista científica editada pelo Comitê com artigos que tratam da proteção e recuperação de nascentes da região. A ação foi feita por Patrício Fileti, funcionário da Amurel cedido para os trabalhos do Comitê.
As espécies doadas são: Araçá amarelo e vermelho; Araticum do brejo; Aroeira salsa e vermelha; Camboatá vermelho; Cedro rosa; Cereja preta; Capororoca; Caroba; Cortiça lisa amarela; Embaúba; Goiaba rosa (vermelha); Grumixama; Guabiroba; Imbuia; Ingá banana e Ingá feijão; Ipê amarelo e roxo; Jaboticaba; Louro madeira; Pitanga; Uvaia; Quaresmeira (Manacá Da Serra); e Palmito.