Repensar a função dos partidos políticos, e dos agentes políticos que os integram, no processo de democracia. Este será o mote da palestra “A crise de representatividade: (Re)pensando o modelo de democracia de partidos”, que ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 8h30, integrando a programação do XIV Congresso Catarinense de Municípios, na Expoville, em Joinville.
Quem levanta a reflexão é o pós-doutor em Direito, professor Orides Mezzaroba, que há 20 anos estuda o papel dos partidos políticos na democracia. “Hoje o vínculo de representatividade dos partidos está desgastado. O eleitorado perdeu o espírito de confiança”, argumenta o professor. “Há uma necessidade de um repensar em torno das instituições políticas, não só dos partidos mas também do executivo e legislativo”, continua ele.
Para Mezzaroba o modelo atual, onde o eleitor é chamado apenas para o voto como um ato formal, mas não é chamado para participar das decisões que dizem respeito aos cidadãos e ao país, é um modelo que está fadado a se esgotar em algum momento. “Precisamos perpetuar a cultura e que o voto não é um ato formal, uma formalidade, ele é muito importante e vai muito além do momento da votação em si, ele continua depois no acompanhamento do que vem sendo feito por aqueles que foram escolhidos como representantes da sociedade”, explica. “O ator principal do processo é o cidadão. É a ele que os agentes políticos e partidos devem se reportar pois é ele que delega o poder de ser representado”, finaliza.
O professor adianta que é um grande desafio, mas é preciso que sejam criados espaços administrativos, para que o cidadão interaja e se integre ao que ocorre na política e na gestão pública no dia-a-dia. “Como construir um ambiente para as pessoas expressarem suas diferentes necessidades e demandas, de modo que estas demandas se transformem em políticas públicas?”, coloca Mezzaroba.
Questionamento que será suscitado durante o Congresso de Municípios para que juntos os gestores municipais possam contribuir na construção de uma nova democracia de partidos.
XIV Congresso Catarinense de Municípios
Considerado o principal evento de integração dos municípios de Santa Catarina, o XIV Congresso Catarinense acontece entre os dias 15 e 17 de março, em Joinville, e reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes, assessores e técnicos municipais, assim como representantes dos governos federal, estadual, organizações não-governamentais, de instituições públicas, da iniciativa privada e fornecedores de produtos e serviços aos municípios.
Na oportunidade, serão debatidos temas de interesse comum dos municípios, apresentados os modelos bem sucedidos de gestão municipal e todos os mecanismos importantes que se referem ao desenvolvimento local e regional.
O objetivo é discutir sobre as Eleições 2016 – condutas vedadas e encerramento de mandato; atualizar o conhecimento da legislação vigente e respectivas mudanças, inclusive sobre novos modelos de gestão, analisar e discutir as ferramentas à disposição.
Inscrições aqui.
Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM