Hoje foi a vez de Armazém e São Martinho serem contemplados com mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas, tal qual já aconteceu com a maioria dos 22 municípios integrantes da Região Hidrográfica 09. A entrega foi feita por Patrício Fileti, funcionário da Amurel cedido aos trabalhos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. As mudas são de portes médio e grande, etiquetadas com nome das espécies, e a entrega foi feita ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Armazém Sérgio Silvano, e à gestora ambiental do município de Armazém Andrea Luiza dos Santos.
Ambos também receberam um mapa da Região Hidrográfica RH9 e exemplares de revista científica editada pelo Comitê com artigos que tratam da proteção e recuperação de nascentes da região.
No local foram entregues 508 mudas a Armazém e a mesma quantidade a São Martinho, conforme o que foi combinado previamente com o município vizinho.
Já foram contemplados com a mesma quantidade de mudas os municípios de Lauro Muller, Orleans, São Ludgero, Pedras Grandes, Orleans, Rio Fortuna, São Bonifácio, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Grão Pará e Braço do Norte.
Em 2016, ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, o Comitê optou por descentralizar a entrega, distribuindo as mudas em sub-bacias. O Comitê entrega por ano aproximadamente 15 mil mudas de árvores de espécies nativas e nativas frutíferas.
As mudas são entregues habitualmente nas secretarias ou departamentos de agricultura dos municípios, ou para entidades reconhecidamente comprometidas com a preservação e recuperação do meio ambiente. As mudas são plantadas em áreas degradadas e de APPs. Muitos proprietários rurais mal esperam a chegada das mudas para busca-las. Zenito Nunes da Rosa, de Armazém chegou ao sindicato antes mesmo de o caminhão de mudas chegara ao destino final, vindo de Turvo, onde as mudas são cultivadas. Buscava o número de mudas possível para reflorestar parte da área de mais de 100 hectares do seu patrão. Ênio Floriano Damásio, dono de 57 hectares de terra em Armazém onde ele planta de tudo um pouco também chegou cedo. “O que eu conseguir de mudas tá bom. O importante é plantar, reflorestar. Há 20 anos plantei dezenas de pés de laranjeiras. Sempre planto o que eu posso. Se eu não usufruir, alguém vai”, disse o agricultor da localidade de São José.
As espécies que estão sendo doadas são: Araçá amarelo e vermelho; Araticum do brejo; Aroeira salsa e vermelha; Camboatá vermelho; Cedro rosa; Cereja preta; Capororoca; Caroba; Cortiça lisa amarela; Embaúba; Goiaba rosa (vermelha); Grumixama; Guabiroba; Imbuia; Ingá banana e Ingá feijão; Ipê amarelo e roxo; Jaboticaba; Louro madeira; Pitanga; Uvaia; Quaresmeira (Manacá Da Serra); e Palmito.