Aconteceram na manhã desta quarta-feira, 27, na AMUREL a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMUREL e a assembleia bimestral dos prefeitos. A primeira tratou da apreciação da ata da assembleia anterior, apreciação dos registros contábeis do 1º bimestre de 2016, que foram aprovados, e atual conjuntura regional na área da saúde. O prefeito Olávio Falchetti trouxe ao grupo a solicitação do Hospital Nossa Senhora da Conceição de reunir representantes dos 18 municípios para tratar de repasses e contribuições individuais de cada município.
Em ato contínuo aconteceu a assembleia geral ordinária da AMUREL, que também tratou da aprovação da ata da assembleia anterior, prestação e aprovação de contas do primeiro bimestre do exercício de 2016, da XIX Marcha em defesa dos municípios e assuntos diversos. Sobre a Marcha, que acontece entre 9 e 12 de maio, dois prefeitos já manifestaram sua ida ao evento anual. O presidente da AMUREL, prefeito Manoel Viana de Sousa reiterou que é importante a presença daqueles que puderem ir, ainda que, neste ano, em razão da conjuntura política conturbada, dificilmente a Marcha obterá resultados mais efetivos tanto quanto em outras edições. Lembrou que a votação no senado do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef ocorrerá dia 11 e que, se for confirmada a tendência do impedimento, o movimento municipalista não terá temporariamente a quem se dirigir na busca por suas reivindicações, diante do quadro transitório de poder.
Os prefeitos discutiram demoradamente a situação política e econômica do país e dos municípios e a necessidade de reformas nas mais diferentes áreas.
O grupo também ouviu ainda representantes de uma empresa de consultoria e perícia que oferece serviços de revisão de débitos a pagar, sejam em precatórios, decisões judiciais ou outras dívidas municipais.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL