O funcionário da Amurel cedido para os serviços do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Patrício Fileti, esteve nesta sexta-feira (6) em dois municípios, em visita a uma nascente e cada um deles. Em São Martinho, foi vistoriada a nascente na propriedade do produtor rural Valmor Pedro da Silva, na estrada geral de São Luiz. Foi trocada a placa de localização da nascente e doadas camisetas do Comitê a ele e à esposa. É uma maneira divulgar a louvável atitude de seu Valmor, de preservar em uma nascente em sua propriedade. Também foi monitorado o crescimento das mudas plantas na área protegida.
A segunda nascente visitada foi em Armazém, na comunidade de Mãe Peregrina, na propriedade rural de Natalino A. Rodrigues, também já protegida e cuidada pela família e pelo Comitê. Uma placa de identificação nova foi afixada no local e monitorada a flora e fauna no local.
Além destas duas visitas Patrício também atendeu a um problema decorrente de despejo inadequado de dejetos de atividade de suinocultura na localidade de Macacos, também em Armazém, próximo a uma nascente protegida. O problema envolve três proprietários de terras e depois de uma reunião com todos foi feito um acordo que se cumprido pelas partes envolvidas a situação deve ficar normalizada.