You are currently viewing Setor de Serviços recuou 4,5% em abril, aponta IBGE
Setor de TI foi o único a não retrair
De mês a mês, ano a ano, em qualquer comparação temporal houve redução no volume do setor de serviços no país. Conforme aponta levantamento do Instituito Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve recuo de 4,5% em abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em confronto com meses anteriores, em março a queda do setor foi de 5,9% e em fevereiro, 3,9%.

Houve variações negativas em todos os segmentos: serviços prestados às famílias (-3,0%); serviços de informação e comunicação (-3,0%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,4%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-6,5%) e outros serviços (-3,3%).

A taxa acumulada no ano ficou em -4,9% e, em 12 meses, -4,6%. O agregado especial das atividades turísticas registrou retração de 3,6%, com retração também de 2,3% em março e crescimento de 1,3% em fevereiro.

Atividades turísticas

Analisando-se as atividades turísticas segundo as Unidades da Federação selecionadas, as maiores variações positivas de volume foram em Pernambuco, com 4,5%, e Rio de Janeiro, com 0,5%.

As menores variações de volume foram em Santa Catarina (-12,8%), Paraná (-12,6%), Bahia (-11,0%), Rio Grande do Sul (-9,7%), Goiás (-5,8%), Espírito Santo (-5,6%), Ceará (-4,8%), Minas Gerais (-3,9%), São Paulo (-2,2%) e Distrito Federal (-1,6%).

Agência CNM com informações do IBGE