Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar reuniram-se na noite de ontem (15) no auditório da Amurel para avaliar a prestação de contas do ano 2015. A reunião foi dirigida pelo vice-presidente da entidade, Francisco Beltrame (Geasc) e pelo secretário executivo do Comitê, Celso Heidemann (Amurel). O servidor da Amurel cedido para os serviços do Comitê Patrício Fileti apresentou as contas do ano passado, que foram aprovadas pelos participantes.
A pauta da reunião previa também a apresentação do relatório das atividades realizadas em 2015 e os projetos em andamento em 2016, estes apresentados por Francisco Beltrame.
Entre os assuntos gerais trataram-se dos projetos relacionados ao acordo judicial referente ao vazamento dos finos de carvão acontecido na região, o que gerou multas a uma empresa carbonífera e alguns de seus diretores. Recursos de pouco mais de R$ 500 mil serão destinados a projetos na área de meio ambiente, sob a responsabilidade do Comitê da Bacia.
Outro tema foi a participação do diretor de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, Bruno Henrique Beilfuss. A convite do Comitê da Bacia do Rio Tubarão ele veio explicar o novo modelo de secretarias executivas de comitês de bacia que está sendo implantado pelo governo do Estado, via SDS, e que vão gerir os recursos de manutenção e operacionalização dos 16 comitês de bacia no Estado.