O Câmpus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) oferecerá a partir de 2017 o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Será o primeiro curso superior em caráter presencial da rede federal na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). O curso terá entrada anual para 40 vagas (turno noturno). O processo seletivo será feito no segundo semestre deste ano, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A aprovação do curso ocorreu nesta segunda-feira, dia 27, durante reunião do Conselho Superior do IFSC (Consup). “Estamos muito felizes pois, com esta primeira oferta de um curso superior, conseguimos verticalizar o eixo de Informação e Comunicação em menos de um ano. Sem dúvida, a população tubaronense ganhará muito com esta oferta”, afirma a diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita Flôr.

 

O Câmpus Tubarão já ofertou o curso de Operador de Computador na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), o curso Técnico de Informática para Internet na modalidade Ensino à Distância (Ead) e o curso técnico em Informática na modalidade presencial. Agora, passará a ofertar um curso superior no mesmo eixo tecnológico que orienta o Câmpus.

 

De acordo com o professor Alexssandro Antunes, que coordenou o processo de aprovação do curso, o trabalho vem sendo realizado há cerca de seis meses e envolveu o levantamento da demanda de profissionais na região e a estrutura interna do Câmpus, entre outras questões. Segundo o levantamento realizado pelo Câmpus, somente 11% da população de Tubarão possui ensino superior. Além disso, há um potencial de 12 mil vagas de trabalho no Estado e a microrregião de Tubarão está condizente com os três cargos mais demandados pelas empresas de TICs catarinenses: analistas desenvolvedores, analistas de sistemas e programadores Java.

 

“A implantação deste curso estabelecerá novos parâmetros no ensino superior da região da AMUREL, além de firmar a instituição nos seus maiores propósitos, oferecerá um itinerário formativo verticalizado para atender a grande demanda do mercado de trabalho e da comunidade”, destaca o professor.

 

A partir da aprovação do Consup, o Câmpus Tubarão realizará um trabalho interno de adequação para a oferta do curso, como ampliação de laboratórios, salas de aula e acervos bibliográficos. Todos estes projetos foram incluídos no Plano Anual de Trabalho 2017, sendo que alguns já estavam incluídos no PAT 2016.

 

Perfil profissional

 

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. O futuro profissional pode atuar tanto no setor privado quanto no público, em instituições de ensino e pesquisa, em setores da indústria, comércio ou de serviços, ou seja, em quaisquer organizações que precisam criar ou manter sistemas computacionais de informação.

 

Daniel Cassol
Jornalista (MT 11463)

Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma
Rodovia SC 443, nº 845, Km 1 bairro Vila Rica, CEP:88813-600 
Criciúma – Santa Catarina – Brasil
48 3462 5030