You are currently viewing Seminário trata de experiências no país em pagamento por serviços ambientais
Deputado Dirceu Dresch, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Energia e Economia da Alesc explicou a situação do Estado em PSA

Apresentar e debater as distintas experiências de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA que estão sendo desenvolvidas no país e como as organizações da sociedade civil, governos e setor privado têm incorporado esta importante política de proteção ambiental. Este o objetivo central do Seminário Catarinense sobre Pagamento por Serviços Ambientais que acontece desde ontem e encerra hoje (20) em Florianópolis. Os organizadores também esperam colher deste evento, sugestões para a implementação da Lei n° 15.133 de 2010, que instituiu a Política Estadual de Serviços Ambientais e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais no Estado de Santa Catarina.

Pela importância do tema, o diretor executivo da Amurel Celso Heidemann e o coordenador administrativo da entidade Everson Guimarães participam do evento. Também estão presentes ao debate o servidor da Amurel Patrício Fileti, cedido para os serviços do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, e o professor Silvio Tiago Cabral (Gaap/Unisul), que também integra câmaras técnicas do Comitê da Bacia. “É um assunto atualíssimo e que a Amurel tem todo o interesse em participar, seja pelo viés ambiental do debate – que é o mais importante -, seja pela própria questão econômica, que também é muito importante. Já temos muitas experiências exitosas no país e quem sabe consigamos melhorar e consolidar uma política que seja a mais benéfica e madura para todas as partes envolvidas”, pondera Celso Heidemann.

Ontem (19), as quase 200 pessoas que compareceram ao Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, onde ocorre o seminário participou e viu palestras em vários temas: “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): conceitos e casos nacionais e internacionais”, com do Luis Antônio de Freitas, da Diretoria de Mudanças Climáticas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Estado foi a palestra de abertura. O seminário prosseguiu com a palestra “Valoração dos serviços ambientais no contexto empresarial”, de Natalia Lutti Hummel, do Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVCes/FGV. Vera Nascimento, da Agência Nacional de Águas – ANA, falou em seguida sobre o “Programa Produtor de Águas: experiências de uma iniciativa nacional”. Renato Atanázio, da Fundação Grupo Boticário, discorreu na sequencia sobre o “Projeto Oásis Brasil: metodologia para a elaboração e execução de Programas/projetos de Pagamento por Serviços Ambientais”.

Após um intervalo, Marília Borgo, doutora em engenharia ambiental e membro The Nature Conservancy, de Curitiba tratou de “Coalizão Cidades Pela Água: PSA como ferramenta na conservação dos recursos hídricos”. Por fim, Clóvis Borges, diretor da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental -SPVS-, do Paraná, falou sobre “PSA e o setor empresarial: experiências do Programa Desmatamento Evitado e a Certificação Life”.

 

A programação de hoje

A programação deste segundo e último dia do evento é ainda mais eclética dos debates de ontem. Acompanhe os temas, horários e palestrantes do dia:

9h: “Iniciativas de PSA nos Corredores Ecológicos Timbó e Chapecó em Santa Catarina” Shigueko Ishi (Fatma).

9:30h     “Experiência do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú” – Kelli Cristina Dacol e Rafaela Comparim Santos – (Emasa – Balneário Camboriú).

10:00h  “Resultados do Projeto de PSA em São Bento do Sul” (Osvalcir Peters e Paulo Schwirkowski – Samae).

10:30h  Intervalo

10:50h  “Araucária+, iniciativa que alia desenvolvimento econômico e conservação da natureza” (Marcos Dá-ré – Centro de Economia Verde – Fundação CERTI).

11:20h  “A experiência de proprietários que participam de projetos de PSA” (Carolina de Moura Campos – MG, Fábio Vaccaro e Thales Jacobsen – Camboriú).

12:00h  Debate

12:30h  Intervalo para Almoço

14:00h  “A Experiência do Governo do Estado do Rio de Janeiro com ações de PSA” (Marie Ikemoto – Instituto Estadual do Ambiente – Inea/RJ).

14:40h  – “A Experiência do Governo do Estado do Paraná com ações de PSA” – Sueli Ota e Maira Moraes (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná).

15:20h  – “A Experiência do Governo do Estado de São Paulo com ações de PSA” – Araci Kamiyama (Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

16:00h  Intervalo

16:30h  “A Política de Pagamento por Serviços Ambientais de Santa Catarina” – Jaqueline Souza (Diretoria de Mudanças Climáticas – SDS)

17:00h  Debate e Encerramento

 

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel