Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e da comissão de acompanhamento das obras de redragagem do Rio Tubarão, da qual o Comitê faz parte, se reuniram nessa quinta-feira, 25, nas dependências da Udesc, em Laguna. A reunião feita a convite da comunidade local serviu para prestar esclarecimentos a representantes de entidades, instituições e à sociedade civil sobre as funções do Comitê da Bacia e também sobre o estágio em que se encontram os estudos de impactos ambientais.
A reunião, com quase 3 horas de duração foi bastante produtiva, segundo os representantes do Comitê, pois se pôde esclarecer dúvidas e, sobretudo buscar maior participação da sociedade lagunense nas ações e projetos em andamento ou que estejam por vir, mesmo os que não tenham implicância direta com o município. Como Laguna sedia a foz de quase toda a Bacia Hidrográfica as entidades estão preocupadas com os efeitos que uma possível redragagem do Rio Tubarão possam causar ao município como um todo.
Estiveram presentes o vice-presidente do Comitê, Francisco Beltrame, o coordenador administrativo do Comitê Patrício Fileti, funcionário da Amurel cedido à entidade, o professor da Unisul Silvio Tiago Cabral, do Grupo de Apoio Permanente ao Comitê – Gapp, estagiária do Gapp Larissa Gassenferth e o ex-gerente regional da Cidasc, Claudemir Souza dos Santos. Claudemir está em processo de aposentadoria, mas assegurou durante a reunião que permanecerá como integrante ativo da comissão de avaliação.
Além dos esclarecimentos solicitados, o Comitê doou exemplares da revista científica produzida pela entidade e um mapa da Região Hidrográfica 09, que compreende 23 municípios, entre eles, Laguna.