A Amurel recebeu nessa segunda-feira, 38 exemplares do livro Causos e Casos: Rememorando a História de Morro Grande, de autoria das professoras Ednéia Martins Olivo, de Língua Portuguesa e Maria Lúcia de Lucca, de História e Geografia (aposentada), com ilustrações de Luzia Crepaldi, da disciplina de Artes do mesmo colégio das professoras. Morro Grande fica no Extremo Sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Os exemplares foram entregues por Ednéia ao representante do Colegiado de Cultura da Amurel Álvaro Dalmagro.
De acordo com Ednéia, a produção do livro é o resultado de um trabalho pedagógico de incentivo à leitura e à produção escrita, rememorando uma história de lutas e conquistas, com objetivo de preservar a memória cultural dos primeiros moradores, contribuindo para estudos futuros e o enriquecimento cultural da população atual. Segundo ela, a obra reuniu causos grandiosos, frutos do imaginário popular e histórias de vida realmente acontecidas no cotidiano das famílias de Morro Grande.
O lançamento do livro aconteceu em setembro e contou com a participação de alunos das redes municipal e estadual de ensino, que também colaboraram na criação de parte ilustrações apresentadas no livro.
O projeto foi realizado com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Fundo Estadual de Cultura (Funcultural) e Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. O livro foi um dos premiados no ano de 2014 com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (FCC/SC), onde recebeu a premiação que possibilitou a publicação neste ano de 2016, pela Editora Unesc.
A doação de parte dos exemplares está prevista no edital do concurso, por isso as autoras buscaram a Amurel para intermediar a entrega de dois exemplares a cada uma das bibliotecas públicas dos 18 municípios associados, além de dois exemplares para a biblioteca da Amurel.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Amurel
*Com informações de Leneza Della Krás