You are currently viewing Anteprojeto da passarela que poderá substituir a pênsil está pronto
Ponte pênsil está interditada desde o dia 17 de outubro

 

Já está pronto para ser entregue à prefeitura de Tubarão o anteprojeto da passarela sobre o rio Tubarão que poderá substituir a ponte pênsil danificada e interditada, que liga as duas margens do rio na altura da Unisul e o supermercado Althof, na margem direita do rio.

O estudo foi feito pela equipe de engenharia e arquitetura da Amurel. O modelo de passarela é um arco com tabuleiro (piso) inferior sustentado por pendurais (cabos de aço) verticais. A passarela terá dois apoios nas extremidades e possuirá o tabuleiro protendido. O acesso se dará em nível, ou seja, no nível da Avenida José acácio Moreira e da Avenida Marechal Deodoro. Os elementos que constituem a passarela são as fundações, os pilares, o tabuleiro, os arcos e os pendurais verticais.

Pelo anteprojeto, os pilares e as fundações deverão ser construídos com concreto moldado no local enquanto o tabuleiro e o arco serão montados a partir de peças pré-fabricadas, de concreto armado, o que permitirá a execução da estrutura em um prazo reduzido. “Nesta concepção, buscou-se considerar o conforto no deslocamento dos pedestres e ciclistas. Por ser em nível, a travessia está perfeitamente adequada a NBR 9050, que trata da acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamento urbanos”, pondera o engenheiro João Smania Catâneo, um dos profissionais que trabalharam nos estudos.

A extensão da passarela é de 150 metros de cumprimento, perfazendo uma área total de 300 metros quadrados, e está orçada em R$ 880 mil.

 Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel