Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório da Amurel, o 15º Seminário Enchente de 1974, catástrofe acontecida há 43 Anos e que nos últimos 15 anos vem sendo lembrada em forma de debates, análises, reivindicações e busca de mecanismo que possam minimizar e prevenir os efeitos do fenômeno ocorrido na década de 70, em Tubarão e região.
O evento foi aberto pelo presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, que compôs a mesa de autoridades junto com outras personalidades, como o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Morastelli, o vereador e um dos responsáveis pela organização do seminário, professor Maurício da Silva, entre outras.
Mais de 80 pessoas registraram presença no evento, que teve o seguinte cronograma de palestras:
1) Vídeo com imagens da inundação de 1974: Impacto sócioeconômico nos dias atuais.
2) Projeto Executivo, Projeto Ambiental e Licenciamento para Redragagem do Rio Tubarão – prestação de contas. Rodrigo Moratelli – Secretário de Estado da Defesa Civil;
3) Barra do Camacho. Eng. Claudemir Souza dos Santos: Coordenador da Comissão de acompanhamento dos Projetos para redragagem do Rio Tubarão.
4) Sistema de Monitoramento do Rio Tubarão- prestação de contas. Rafael Marques: Superintendente Técnico da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão.
5) Plano de Macrodrenagem do Município de Tubarão. Joel Avruch Goldenfum: Pós-Doutor em Drenagem Urbana no INSA- Lyon- G França.
6) Tubarão e os Eventos Climáticos Extremos – Maurici Amantino Monteiro – Meteorologista e Gerente Técnico da Empresa Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais Ltda.
7) Contribuições do público, encaminhamentos e encerramento.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel