Juntos somos melhores e mais fortes. Partindo desta premissa, a Amurel tem buscado nos últimos anos demonstrar aos gestores municipais, sejam prefeitos ou servidores responsáveis pela área de turismo, a importância econômica, social e cultural do turismo para o desenvolvimento dos municípios e da região. Por motivos diversos este objetivo não foi alcançado, embora se reconheça progressos em alguns municípios, de forma individualizada. A maior parte dos municípios, no entanto, não possui conselho de turismo, plano municipal nem fundo de turismo, nem sequer faz parte do Mapa Nacional do Turismo, um pré-requisito crucial para pleitear recursos federais. Boa parte também não possui sequer um departamento minimamente estruturado, nem tem catalogadas suas potencialidades turísticas.
A Amurel reconhece que podemos avançar muito e para isso entende que a união de esforços entre entidades e municípios é alternativa mais inteligente.
Pensando assim, o diretor executivo da Associação, Celso Heidemann, convidou para ser parceira uma entidade que tem histórico de contribuição para o desenvolvimento da região: a Unisul. Na última segunda-feira, 3, se reuniu com o presidente da Fundação Unisul, ex-reitor Sebastião Salésio Herd, e com o professor Valter Alves Schmitz Neto, vice-presidente da Fundação. Além deles, participaram da conversa o prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Joares Ponticelli e o secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade do município Alexandre Moraes. Tanto Joares quanto Alexandre já haviam manifestado o desejo de se criar instrumentos e mecanismo para alavancar o desenvolvimento turístico de maneira regionalizada.
O encontro foi o primeiro passo do projeto coletivo que prevê inicialmente o convite para as entidades da região que já atuam na área, e que por isso precisam ser respeitadas, para uma conversa com todos os envolvidos; gestores de turismo, prefeitos, Encantos do Sul, Epagri, e representantes de roteiros turísticos da região. Este encontro já está marcado para dia 9 de maio, na Amurel. A intenção é que a Unisul contribua com sua capacidade técnica para a elaboração de um projeto regional de turismo, que contemple o desenvolvimento individual de cada município, mas sobretudo de forma integrada.
O assunto também será tratado na assembleia geral ordinária do segundo bimestre, da Amurel, dia 26 de abril. “Fiquei bastante satisfeito com a reunião que tivemos. Penso que, com o suporte da Unisul e o aval do presidente Joares Ponticelli avançaremos para alcançarmos um projeto de desenvolvimento integrado do turismo. Todos sabem que potencialidades não nos faltam, mas precisamos conhecer melhor nossos atrativos, melhorá-los, integrá-los e caminharmos juntos, não mais de maneira fragmentada, individualizada”, diz o diretor executivo.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel