O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar atuou nos últimos meses, entre outras ações, na identificação de uma nascente desprotegida no município de Tubarão que pudesse ser alvo de intervenção para proteção da mesma, com a concordância do proprietário do local e em conformidade com as exigências do Ministério Público, que autuou e multou um estabelecimento comercial do município por descumprimento da legislação ambiental.
A nascente fica na estrada geral do Caruru, bairro São Martinho, na propriedade do senhor José Souza dos Santos. Em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Tubarão, o Comitê está orientando os trabalhos de cercamento do local, plantio de mudas de árvores nativas, e a colocação de porteira e placa com as informações técnicas.
Depois de feito o trabalho, com esta serão 53 as nascentes protegidas pelo Comitê nos 22 municípios da Bacia Hidrográfica, seja pelo ajustamento de conduta imposto pelos órgãos ambientais, sejam pela parceria com a iniciativa privada ou órgãos governamentais.