O presidente do Consórcio Multifinalitário da Amurel- CIM, o prefeito de São Ludgero Volnei Weber, assessorado pela Amurel, através do engenheiro sanitarista e ambiental Alexandre Martins da Silva participou no último dia 2 da reunião do Comitê Gestor do SC+Energia, em Florianópolis, quando foram tratados de vários temas da pauta. Um deles foi a proposta de implantação de um projeto piloto que contempla os 18 municípios associados da Amurel, através de um grupo de investidores, que transforma resíduos sólidos (lixos) em energia elétrica, óleo e gás, através do processo chamado Pirólise. A proposta explanada por um representante do grupo de investidores foi aprovada pelo Comitê. O próximo passo é a formação de um grupo formado por representantes do Governo do Estado, Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Celesc, que vai estudar e trabalhar a implantação propriamente dita do projeto. O engenheiro Alexandre Martins explica que até pouco tempo atrás o sistema não era reconhecido e habilitado pela Fatma pelo fato de ainda não existirem informações corretas sobre os gases gerados. “Esta fase já foi superada. As informações já existem e se o projeto for implantado trará inúmeros benefícios”, diz.
O presidente do CIM, Volnei Weber diz que já tinha conhecimento de sistemas semelhantes há tempo e vê vários aspectos positivos no projeto. “Os municípios que formam a Amurel já possuem seus Planos de Resíduos Sólidos e, com isso, os números de volumes individuais, a classificação com os tipos de resíduos, ou seja, um banco de dados muito completo já está à disposição”, detalha. Ele lembra também que os municípios juntos ultrapassam a cifra de R$ 2,5 milhões mensais gastos com a destinação dos resíduos sólidos. “A redução dos gastos públicos e a contribuição ao meio ambiente são os grandes benefícios do projeto”, ressalta.
O programa
O programa SC+Energia é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O Comitê Gestor é formado por representantes da Secretaria da Fazenda (SEF), Fatma, Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação (Fapesc) e Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).