Foi eleita nessa quarta-feira, 31, por aclamação, a nova diretoria da Federação Catarinense de Município – Fecam, entidade que congrega as 21 associações de municípios de Santa Catarina. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, é o presidente da entidade na gestão 2018/2019. Juntamente com ele, foram empossados os membros da diretoria: a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá, Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, como 3º vice-presidente; o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, como 1º secretário e o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, como 2º secretário. O prefeito de Tubarão e atual presidente da Amurel Joares Ponticelli integra o Conselho Fiscal da entidade. Ponticelli foi um dos prefeitos da região presentes na solenidade, ocorrida no auditório da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis- Granfpolis.
Em seu discurso de posse o novo presidente destacou que um dos principais desafios será fortalecer a instituição e aprofundar o diálogo com os prefeitos de Santa Catarina. No ato, Morastoni falou sobre alguns dos eixos de atuação da nova direção da entidade municipalista. Entre eles estão: avançar na reestruturação da Fecam; aprofundar o diálogo com os prefeitos e as bases regionais; aprofundar processos de negociação e reivindicação em defesa dos interesses dos municípios; e fortalecer a rede de desenvolvimento regional por meio das associações de municípios, promovendo inclusive assembleias regionalizadas. “É no dia a dia das cidades que podemos medir o grau de desenvolvimento da nação. Hoje iniciamos um novo desafio e eu proponho uma gestão compartilhada, com articulação permanente com as associações de municípios”, destacou Morastoni.
O novo presidente também lembrou que são muitos os desafios individuais de cada município, mas com a união dos prefeitos é possível conquistar mais recursos para Santa Catarina. Uma das propostas iniciais é a criação de câmaras técnicas para buscar soluções para problemas comuns, como no caso da saúde. “Vamos monitorar os interesses dos municípios e trabalhar com transparência, diálogo, otimismo e determinação. Temos muito trabalho pela frente e uma grande equipe”, finalizou Morastoni.
O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 associações formam o Conselho Político da Fecam, pluripartidário e contemplando todas as regiões do Estado.
A Fecam atua em parceria com as 21 associações de municípios do estado, e coleciona conquistas em prol do crescimento e desenvolvimento das cidades, fortalecendo a gestão pública municipal e dando voz aos prefeitos. O resultado é a melhoria da qualidade de vida da população.
O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann esteve presente ao ato, bem como os prefeitos de: Gravatal, Vardo Bez de Oliveira; de São Martinho, Robson Back; vice-prefeito de São Martinho Jerry Steiner; prefeito de São Lugero Volnei Weber; vice-prefeito de São Ludgero Ibaneis Lembeck; prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann; e o prefeito de Pescaria Brava Deyvisonn da Silva de Souza.
Perfil de Volnei José Morastoni
Volnei José Morastoni nasceu em 25 de setembro de 1950, na cidade de Rio do Sul, e mudou-se ainda jovem para Itajaí. Casado com Nausica da Silva Morastoni e pai de cinco filhos, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1976. Pós-graduado em Pediatria e em Saúde Pública, iniciou carreira no antigo Hospital Infantil Menino Jesus de Itajaí e como médico voluntário da Apae local.
Despontou na vida política ainda quando estudante e foi eleito vereador de Itajaí por duas vezes consecutivas, a partir de 1989. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994, foi reeleito em 1998, 2002 e 2010, tendo a oportunidade de ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa e ainda o de governador interino do Estado de Santa Catarina.
Em 2005, foi eleito prefeito de Itajaí e agora exerce o segundo mandato à frente do município do litoral norte do Estado.
Consórcio Ciga também elegeu nova diretoria
Ontem, 31, também houve eleição da diretoria do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga. O prefeito de São Martinho Robson Back, que já integrava o Conselho de Administração na função de secretário, agora foi eleito vice-presidente do Conselho. O Ciga é um consórcio público, fundado em 2007 pela Fecam com o propósito de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, usando a tecnologia da informação.
Atualmente o Ciga conta com todos os 295 municípios de Santa Catarina consorciados em e já chegou a outros estados, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul, levando soluções inovadoras, com custo acessível aos seus consorciados.
Presidente da CNM prestigiou eleições na Fecam
O presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM Paulo Ziulkoski foi uma das autoridades a prestigiar as eleições na Fecam. O vice-governador Eduardo Moreira, o senador Dário Berger, o desembargador Lédio Rosa de Andrade estavam entre elas.
Em sua fala, Zilkoski relatou aos participantes as maiores conquistas capitaneadas pela CNM em âmbito nacional e que resultaram em incrementos de receita aos municípios, quando não, impediram que eles fossem penalizados com leis desfavoráveis ao Ente municipal. Ziulkoski disse que sentia honrado em participar da solenidade de posse da diretoria de uma das federações de municípios de um estado que tem o movimento municipalista mais unido e organizado do país.