A auditório da Amurel abrigará no próximo dia 22 de março o Seminário Cultura e acessibilidade: requisitos para processos de inclusão e o lançamento regional do CD Boi Encantado – uma história cantada, com audiodescrição, de autoria do grupo cultural Encantados Contadores de História. A promoção é do próprio grupo, em parceria com o Colegiado de Gestores de Cultura e Turismo da Região, com apoio da Amurel e outras entidades.
O objetivo do evento é proporcionar um debate sobre os requisitos de acessibilidade no contexto dos produtos e ações culturais inclusivas para o público com deficiência visual e apresentar exemplos de instituições que fazem parte da Rede de Leitura Inclusiva em âmbito regional e nacional. O Encantados Contadores aproveita a ocasião para lançar em nível regional o CD Boi Encantado – uma história cantada, com audiodescrição.
O evento é voltado para gestores de cultura ligados ao poder público, produtores culturais, artistas, professores, bibliotecários, profissionais das mais diferentes áreas que desenvolvam atividades inclusivas em entidades públicas ou da sociedade civil e interessados no assunto, de maneira geral.
Acompanhe a programação
Das 14h às 17h
14 h – Credenciamento e entrega dos CDs para as instituições presentes
14h30min – Lançamento do CD Boi Encantado – uma história cantada – cortejo de entrada com audiodescrição e exibição do making of
15 h – Composição da mesa de convidados e abertura para as falas. Mediação: Silvana Silva de Souza (Encantados Contadores de Histórias)
15h – Salete Cecília de Souza (Programa de Promoção de Acessibilidade – Unisul): Eixos de Acessibilidades e ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual
15h15min – Gláucia Maindra (Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa/Imbituba): Desafios da acessibilidade cultural: lacunas existentes na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
15h30min – Gecioni Maria Miranda da Rosa e Neusa Mendes (Associação Tubaronense de Integração do Deficiente Visual – ATIDEV): Reabilitação, inclusão e acessibilidade para deficientes visuais
15h45min – Perla Assunção (Fundação Dorina Nowill/São Paulo): Rede Nacional de Leitura Inclusiva: articulação de redes colaborativas como estratégias de disseminação de uma cultura inclusiva
16h00 às 16h45min – Espaço para perguntas
16h45min às 17h00 – Encerramento
Breve currículo das palestrantes
1) Salete Cecília de Souza (Programa de Promoção de Acessibilidade – Unisul)
Profissão: Bibliotecária e educadora. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Gestão da Informação e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Associada da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Coordenadora Institucional do Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) da Unisul desde 2008. Bibliotecária Voluntária da Fundação Dorina Nowill para cegos.
2) Gláucia Maindra (Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa – Imbituba, SC)
Profissão: Bibliotecária. Graduada em Biblioteconomia pela UFSC (2004). Experiência em gestão cultural em unidades de informação. Atua nas áreas de biblioteconomia, informação, cidadania e ação cultural. De 2009 a 2012 atuou como coordenadora suplente do Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa desde 2012 e coordena desde 2015 o projeto cultural itinerante “Tenda Literária”.
3) Gecioni Maria Miranda da Rosa (Associação Tubaronense de Integração do Deficiente Visual – Tubarão, SC)
Profissão: Professora. Graduada em pedagogia com pós-graduação em educação especial, atua há 27 anos na área. É sócio fundadora e idealizadora da entidade.
4) Perla Assunção (Fundação Dorina Nowill – São Paulo/SP)
Profissão: Educadora. Bacharel em Comunicação Social com especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Atuação profissional em projetos e programas voltados a inclusão social e garantia de direitos. Há 15 anos trabalha junto às organizações da sociedade civil, realizando cursos e oficinas de formação, articulando parcerias e assessorando a comunicação.
As inscrições podem ser feitas pelo portal da Amurel a partir do dia 12 e são gratuitas. Outras informações pelo (048) 3626-5711com Patrícia (eventos@amurel.org.br)
A realização é do Encantados Contadores de Histórias, Rede de Leitura Inclusiva e Colegiado de Gestores de Cultura e Turismo da Amurel, com apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel