You are currently viewing Lideranças fizeram o primeiro de oito encontros para debater o desenvolvimento regional
Evento aconteceu no Hotel internacional de Gravatal



Lideranças empresariais, políticas e do terceiro setor dos 18 municípios associados da Associação de Municípios da Região Lagunar (Amurel) participam ontem e hoje (13) do primeiro encontro da segunda fase do projeto Líder, realizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Amurel, em Gravatal.
Uma das atividades de ontem, primeiro dia do seminário, foi a palestra do ex-prefeito por dois mandatos de Crissiumal (RS) e um mandato como vice-prefeito, Valter Reck. O ex-prefeito da cidade gaúcha agora é consultor do Sicredi para assuntos de desenvolvimento nos pequenos municípios em vários estados do Brasil e consultor do Sebrae. Ele já proferiu palestras em mais de mil municípios brasileiros, além de prestar consultoria a centenas deles. Valter detalhou mecanismos, métodos, ações e posturas adotadas por ele em seus mandatos, que além de terem mudado a história do município do Noroeste gaúcho, o tornaram uma espécie de celebridade entre seus colegas prefeitos.
Palestras e oficinas ajudam o grupo, que se reunirá mais sete vezes, na definição da pauta de prioridades para a região. O prefeito de São Ludgero e presidente da Amurel, Volnei Weber, sugeriu que as primeiras propostas visem o desenvolvimento socioeconômico, já que o Sul catarinense ficou para trás no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nossa média é alta comparada a outras regiões do país, cerca de 0,75 numa escala de 1. Mas o fato é que hoje estamos atrás da região Serrana, por exemplo. Precisamos nos desenvolver mais”, ponderou.

O objetivo do Projeto Líder é trabalhar o desenvolvimento regional nas diferentes áreas, como economia, saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. “Está sendo produtivo. Os gestores entenderam a proposta do Líder, que não é um curso teórico, e sim, uma oportunidade de tirar do papel as necessidades de toda uma região por meio de um grande projeto único”, reforçou Murilo Gelosa, coordenador regional Sul do Sebrae.

A metodologia do Líder Amurel compõe três etapas: pré-operacional, operacional e planejamento (fase atual), e pós-operacional, onde acontece a gestão e governança. “As prioridades elencadas pelo grupo serão apresentadas em dois fóruns, e, a partir de então, executadas dentro de um cronograma”, explicou a facilitadora do Líder, Miriam Gassem, consultora do Sebrae no Rio Grande do Sul. Em sua exposição, Miriam demonstrou os resultados obtidos em três microrregiões do Rio Grande do Sul onde o Líder foi implantado: a Fronteira Oeste, Campanha e Extremo Sul, todas na metade Sul do estado vizinho, considerada a parte menos desenvolvida do estado. 
A mesma experiência também foi posta em prática no extremo Oeste catarinense, na divisa com a Argentina, com excelentes resultados.
Dos sete encontros próximos, pelo menos quatro deverão voltar a acontecer em Gravatal, e três em outros municípios.