You are currently viewing Assembleia da Fecam define pauta de atuação e delibera sobre assuntos de interesse dos municípios
Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande (em pé) foi uma das autoridades do Governo, convidadas para a Assembleia

 

Dezenas de prefeitos e prefeitas participaram ontem, 4, da Assembleia Geral Extraordinária da Federação Catarinense de Municípios – Fecam. O encontro, em Florianópolis, foi convocado pela diretoria da entidade e coordenado pelo presidente Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. No período da manhã, as discussões e deliberações foram sobre temas administrativos e institucionais. À tarde, a reunião contou com a participação dos secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e da Saúde, Acélio Casagrande; e depois com as presenças do presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SC, conselheiro Dado Cherem; e do juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, Laudenir Fernando Petroncini.

Com os representantes do Governo do Estado, os prefeitos debateram sobre as negociações para acerto da dívida em relação à saúde com os municípios e da renegociação de valores do parcelamento da dívida do FundoSocial. Os secretários estaduais manifestaram disposição em chegar a um acordo com os gestores municipais sobre os temas em pauta e afirmaram que o executivo estadual está aberto para buscar soluções em conjunto. Uma reunião coordenada pela Fecam deve ser agendada em breve para continuar as tratativas.

 

Outro ponto de destaque da Assembleia foi o debate sobre o Projeto de Lei Complementar 0037.9/2017, proposto pelo TCE/SC, que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, que busca instituir o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). O conselheiro Dado Cherem defendeu a proposta e falou sobre os objetivos da iniciativa. Morastoni colocou o tema em discussão e votação e os prefeitos presentes aprovaram por unanimidade o apoio para que a matéria tramite com celeridade no Legislativo.

Termo de Cooperação – Durante a Assembleia, os presidente das instituições que compõem o Sistema Fecam – Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga, Escola de Gestão Pública Municipal – Egem, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – Aris e Consórcio Intermunicipal Catarinense – CIM/Catarina – assinaram um Termo de Cooperação Técnica Institucional. O ato tem como objetivo a conjugação de esforços para o melhor atendimento das demandas dos municípios catarinenses.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecam