You are currently viewing Em coletiva de imprensa, novo presidente diz que busca convergência de pautas regionais

O novo presidente da Amurel, prefeito de São Martinho Robson Back concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira no auditório da Amurel a jornalistas e radialistas de veículos de imprensa de Tubarão. Prefeitos e vices também foram convidados para o ato. Seis prefeitos atenderam ao convite: dos municípios de Pedras Grandes, Gravatal, Treze de Maio, Tubarão, São Ludgero e Santa Rosa de Lima. Também estavam presentes o vice-prefeito de Treze de Maio e o secretário da ADR de Tubarão José Ricardo Medeiros.

Robson falou brevemente de suas características pessoais e trajetória política e dedicou-se detalhadamente para falar das atividades que a Amurel executa em favor dos municípios associados, nas mais diferentes áreas. Citou algumas ações pontuais e importantes da Associação, e que resultaram em ganhos para os municípios, não só para os associados, mas para todos os 295 catarinenses, pois foram reivindicações e iniciativas que resultaram em criação ou mudança de leis.

O presidente também lembrou de reivindicações municipalistas que não deram certo, como a retenção de ISS das operações de cartões nos municípios onde ocorrem as compras e não na sede das operadoras dos cartões. Lembrou que era uma solicitação que há 10 anos o movimento municipalista fazia e, após conseguir mudar a lei, o ministro do STF Alexandre de Morais vetou a mudança numa decisão monocrática. O prefeito Joares Ponticelli fez um aparte sobre este assunto e foi enfático quanto à sua revolta pelo revés sofrido pelos municípios em razão da vontade de um ministro apenas e disse que não tem dúvidas de que o lobby da Federação Brasileira dos Bancos – Febraban prevaleceu para que tal decisão fosse contrária aos interesses dos municípios. Sobre isso, Joares garantiu que está tratando com pessoas do meio jurídico e político para que futuramente as entidades municipalistas tomem as providências mais acertadas para tentar reverter a decisão.

Ao final de sua fala, Robson disse aos presentes que buscará incansavelmente reunir lideranças políticas e empresariais para que discutam a convergência de uma pauta regional, sem vaidades e egos aflorados. “Vejo muitas iniciativas boas, oriundas de várias entidades e que em algum momento se cruzam com as iniciativas de outras entidades, igualmente boas. Mas não há união de forças; pelo contrário, cada qual parece caminhar para lados opostos, ainda que todos busquem o melhor”, disse.  

 –

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação