You are currently viewing Gestão Compartilhada da Mudança foi a temática do segundo encontro do Projeto Líder
Depois de palestras e outras atividades, participantes foram divididos em grupos, de onde saíram ideias e propostas nas mais diferentes áreas

Terminou as 13h desta terça-feira (17) o segundo encontro da fase operacional do Projeto Líder, desenvolvido pelo Sebrae em parceria coma Amurel, com cerca de 70 lideranças dos 18 municípios da região, dos setores público, privado e terceiro setor. A reunião aconteceu no hotel Internacional, em Gravatal, a exemplo do primeiro, no mês passado, que teve a temática Construção da coesão e identidade do grupo. Haverá outros seis encontros: em Gravatal, Tubarão, Laguna e São Martinho, com os seguintes temas de trabalho: desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, a escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração do plano de ação, institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

Após os oito encontros o Projeto Líder terá a terceira ação, quando estão previstos dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais.

O Projeto Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

a) Dimensão Estratégica: pressupõe um processo de estimulação de um grupo de líderes, que representam o contexto territorial e sociocultural de uma região, e que têm identificação de interesses e de objetivos comuns.

b) Dimensão de Interação: um dos objetivos do Programa é formar uma rede de líderes regionais, a partir da qual será possível construir uma visão mais completa sobre o contexto regional.

c) Dimensão de Qualificação: consiste em uma atividade de caráter educacional, na qualificação de líderes de uma determinada região, que por sua vez, colocarão em prática os insumos da aprendizagem.

d) Dimensão de Institucionalização: compreende formação de capital social, intelectual e político, capaz de garantir a sustentabilidade das ações coletivas necessárias ao alcance do desenvolvimento regional.

 

O Segundo encontro

O segundo encontro do projeto teve uma maior participação dos prefeitos do que no primeiro, ainda que na primeira reunião os chefes de executiva já estivessem representados por outros servidores da área pública. O grupo da Amurel é considerado bastante heterogêneo, com equilíbrio de representatividade entre os três segmentos.

O tema do segundo encontrou buscou estimular o grupo de participantes a pensar nas mudanças como fenômeno inerente e permanente da história humana. Também convidar o participante a pensar nas dificuldades de conviver com as mudanças e a aceita-las como parte do processo de desenvolvimento.

O ex-presidente da Amurel Volnei Weber abriu o segundo encontro e falou dos motivos de seu afastamento da Amurel e o atual presidente, prefeito de São Martinho Robson Back foi apresentado então como novo presidente. Ambos ratificaram o pedido de participação de todos os presentes até o fim do projeto, a fim de concluir a proposta de desenvolvimento regional de maneira mais plural e democrática possível.

 –

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação