You are currently viewing Maioria dos prefeitos da Amurel está na Marcha a Brasília
Prefeitos de Gravatal, Capivari de Baixo e Rio Fortuna (foto) são três do grupo de prefeitos da Amurel, no evento

Dos 18 municípios associados da Amurel, pelo menos 11 estão representados na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa ontem, 21 de maio. O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem hoje e amanhã, dia 23, a partir das 14h. Além dos 11 prefeitos que confirmaram suas idas, é possível que outros tenham enviado representantes para a Marcha, embora isso não tenha sido confirmado pela Amurel. Vereadores e vice-prefeitos de vários municípios também estão presentes. “O que importa é que a Amurel mais uma vez marca presença em grande número e isso contribui para pressionar o Congresso e o Governo Federal para que ouçam e entendam as reivindicações municipalistas que temos”, avalia o diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann, também presente ao evento. As demais 20 associações de municípios catarinense também estão representadas, bem como a Federação Catarinense de Municípios – Fecam.

O presidente da Fecam, prefeito de Itajaí Volnei Morastoni chefia a comitiva catarinense que está na Marcha de Prefeitos em Brasília, e aprovará hoje a proposta de criação do Fundo de Assistência e Defesa Jurídica dos Prefeitos de Santa Catarina (Funadep/SC). Os mais de 160 prefeitos catarinenses que estão na capital federal sinalizaram a favor da iniciativa que prestará serviço jurídico e de orientações aos gestores municipais. O lançamento do Fundo de Assistência está previsto para o Congresso de Prefeitos da Fecam, de 11 a 14 de junho, no Centrosul em Florianópolis.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Hoje, 22, os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já amanhã, 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão a questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista.

 

 

Recorde

Os painéis serão conduzidos pelo atual presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. Mais de 5 mil gestores municipais já estão com presença confirmada, mas os organizadores acreditam que a XXI Marcha registrará recorde de público. Além da presença dos presidenciáveis, a programação prevê outros momentos singulares, como a participação dos chefes do Executivo e do Legislativo.

Os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participarão do evento como devidos representantes dos poderes do Executivo e do Legislativo.