Educação, Turismo, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Comunicação são os primeiros assuntos apresentados pelos municípios como experiências positivas: Banco de Boas Práticas.
O lançamento do Banco de Boas Práticas da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) aconteceu no primeiro dia do Congresso de Prefeitos, nesta segunda (11), no Centrosul, em Florianópolis. O programa tem como objetivo compartilhar e aplicar entre os municípios os projetos e ações bem-sucedidas.
Em 30 dias, foram mais de 90 projetos cadastrados. No entanto, serão 21 apresentações durante os quatro dias de Congresso. “Foi difícil selecionar os melhores projetos para apresentação. No entanto, o Banco de Boas Práticas será permanente, aberto para consulta das prefeituras e para o cadastro de novas experiências”, afirma Gilsoni Albino, presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA). O presidente reforça a redução de custos e o ganho de tempo dos administradores em valorizar, conhecer e aplicar uma experiência que já tenha gerado resultado em outro município.
No decorrer da primeira tarde de Congresso, foram apresentados oito modelos de Boas Práticas. Como um dos principais polos pesqueiros do país, Itajaí apresentou o projeto “Quem nasce em terra de peixeirinho, peixerinho é” que trouxe aprendizagens significativas para as crianças, que vivem e aprendem sobre as próprias raízes. Irani, falou sobre a parceria público privada na construção e fortalecimento do Turismo no município. Já o trabalho voltado para o meio ambiente e otimização da máquina pública, através da recolha de animais mortos nas propriedade rurais, foi apresentado por São João d’Oeste. E Ibirama explanou sobre “Minha Escola Segura”, que consiste em promover o envolvimento dos estudantes na redução dos riscos de desastres.
O Município de Siderópolis apresentou o Projeto “Movimente-se” que mobilizou a participação popular contra o sedentarismo. Biguaçu aproximou-se do cidadão através da criação de um canal direto com a prefeitura através do “BiguáZap”, que recebe, retorna e trata os problemas e questionamentos dos munícipes. O Projeto Natural – Tenda da Saúde, do Município de Piçarras, além da horta didática de ervas naturais, promove eventos levando a farmácia e terapias naturais à população. Por último, Campo Novos, apresentou o Programa Saúde do Trabalhador, que trabalha prevenção, diagnóstico e educação nos espaços de trabalho do município.
A coordenação do Banco de Boas Práticas é feita pela Fecam em parceria com o CIGA e as apresentações continuarão no decorrer do Evento, que irá até o dia 14 (quinta-feira).
Fonte: Ascom / Fecam