A Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel sediou ontem (26) uma roda de conversa sobre os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, evento promovido pela Egem em parceria com a Amurel. A intenção ao promover o evento foi possibilitar a discussão sobre a proteção integral, as modalidades de acolhimento para crianças e adolescentes, em especial aprofundar a execução dos serviços de famílias acolhedoras em Santa Catarina, além de aprofundar o debate sobre o reordenamento dos serviços e a regionalização da oferta, ampliando a qualidade dos serviços ofertados pelos municípios.
O auditório da entidade lotou. O público foi formado basicamente por conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, secretários municipais de Assistência Social, trabalhadores do Suas dos municípios. Também foram convidados os prefeitos, vereadores e promotores das comarcas da região.
Os temas tratados durante o encontro foram: Concepções e Modalidades de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e o Reordenamento dos Serviços; Apresentação de Experiência de Família do Serviço de Família Acolhedora; Metodologia de Implantação do Serviço de Família Acolhedora junto aos Municípios: passo a passo; Debate sobre a Regionalização dos Serviços de Acolhimento. Os temas tiveram como facilitadores: João Luiz de Carvalho Botega, promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio à Infância e Juventude do Ministério Público/SC, e Janice Merigo, assistente social da Federação Catarinense de Municípios – Fecam.
–
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação/ Amurel