Representantes de boa parte dos municípios do Sul do Estado estiveram em Tubarão nesta quarta-feira, 26, para a roda de conversa sobre o financiamento da política de saúde, evento promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), das 8h30min às 17h, nas dependências da Unisul.
O objetivo da conversa foi esclarecer aos participantes as mudanças da operacionalização e uso dos recursos financeiros da saúde a partir de: Vigências da Emenda Constitucional 86/2015; Portaria 3.992/2017 – que dispõe sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais; da Portaria 799/2017 e Portaria 565/2018 – que regulamentam a aplicação das emendas parlamentares; Portaria 748/ 2018 – dos recursos da Saúde referentes ao Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).
Foram convidados para o evento prefeitas e prefeitos, secretárias (os) municipais de saúde e assistência social, contadores, trabalhadores do SUS, vereadores, equipe técnica (planejamento, tesouraria) das secretarias municipais, corpo técnico da saúde e assistência das associações de municípios (Amurel, Amrec e Amesc), estudantes de saúde coletiva, e gestores da saúde e administração.
A palestrante foi Carla Estefânia Albert, doutora em Psicologia Social (PPGP/PUCRS), mestre em Economia do Desenvolvimento (PPGE/PUCRS) e administradora. Integra desde 2015 a equipe da área da Saúde na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), dentre outras experiências profissionais.
O ex-tesoureiro e atual consultor da CNM, Hugo Lembeck também palestro no evento.