O prefeito de São Martinho e presidente da Amurel Robson Back, o diretor executivo da entidade, Celso Heidemann e o engenheiro agrimensor da Associação, Renato Teixeira, estiveram no município de Pomerode na última semana. A comitiva foi conhecer, na prática, a pavimentação de algumas ruas daquele município, com uma tecnologia de pavimentação à base de produtos biodegradáveis. A empresa suíça Blue Climate AG, detém a patente da tecnologia, demonstrada aos prefeitos dos municípios associados da Amurel em outubro de 2016.
À época, a intermediação para a vinda do grupo de empresários foi feita pelo próprio Robson, então vice-prefeito de São Martinho, e prefeito eleito naquelas s eleições.
A ideia foi conhecer alternativas mais baratas e ambientalmente menos poluidoras. Três dos cinco estrangeiros do grupo presente em 2016 já atuam no Brasil como representantes da empresa para novos negócios, embora a Blue Climate não esteja ainda instalada no país.
De acordo com os representantes da empresa, a tecnologia traz uma durabilidade muito maior do que o método tradicional de pavimentação asfáltica e com custo mais baixo do que o que conhecemos no país.
Segundo a empresa, a tecnologia aplicada permite que se substitua a base e sub-base feitas tradicionalmente no Brasil, por um produto 100% biodegradável, mas de longa durabilidade, e com custos bem reduzidos.
A tecnologia é bastante utilizada em estradas de chão. Em razão disto, e também devido ao baixo custo, o prefeito de São Martinho tem interesse em trazer a tecnologia para pavimentar a extensa malha viária do interior. É intenção da Amurel fazer com que os demais prefeitos presentes no encontro em 2016 também conheçam na prática esta tecnologia e avaliem a possibilidade de utilizá-la em seus municípios.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação