A prefeitura de Santa Rosa de Lima, Fecam, Amurel e diversas entidades parceiras promovem no próximo dia 22, quinta-feira, no próprio município de Santa Rosa de Lima, o 1º Seminário Catarinense de Meliponicultura. Os objetivos dos organizadores e promotores do evento é aprimorar as técnicas conservacionistas da abelha sem ferrão, discutir as dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação à comercialização e profissionalização da atividade no sul do país, e debater quais caminhos a serem seguidos para o enfrentamento das dificuldades do setor.
O evento acontece na pousada Cantinho da Família, na localidade de Nova Fátima, das 8h3min até o fim da tarde. O período da manhã está reservado para a palestra de Cristiano Menezes, pesquisador doutor da Embrapa de São Paulo, que falará sobre atualidades e perspectivas da meliponicultura.
No período da tarde haverá oficinas temáticas em locais distintos e o grupo se dividirá em cinco, conforma a escolha do tema no momento da inscrição. As oficinas têm as seguintes temáticas:
1- implantação de meliponários;
2- alimentação artificial das colmeias;
3- multiplicação de colmeias;
4- manejo de colmeias jovens e adaptação;
5- qualidade de enxames para a comercialização;
Ainda há poucas vagas. Interessados podem ser inscrever no portal da Amurel (www.amurel.org.br)
Além da Amurel, Fecam e prefeitura de Santa Rosa de Lima, são promotores do evento a Associação de Meliponicultores das Encostas da Serra Geral – Amesg; Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina- Faasc; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri; e Polícia Militar Ambiental.