A criação de melíponas e trigonas, conhecidas como abelhas sem ferrão ou nativas, foi destaque do quarto dia da 1ª Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima, na quinta-feira (22), com a realização do 1º Seminário Catarinense de Meliponicultura. O seminário foi apoiado pela Amurel, Fecam e outras entidades e levou ao município das Encostas da Serra Geral mais de 100 pessoas, de várias regiões do Estado.
O seminário contou com palestra do doutor pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Cristiano Menezes, que apresentou dados de estudos sobre a criação de abelhas sem ferrão brasileiras. Destacou, na sua avaliação, os principais potenciais da atividade, perspectivas de mercado e de evolução no processo de criação. Esta atividade aconteceu no período da manhã, precedida pela fala de várias autoridades, entre elas o deputado federal eleito Darci de Matos, que assegurou que vai continuar a defender os pleitos dos apicultores e meliponicultores catarinenses em esfera federal, tal qual ocorre em seu último mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que encerra em dezembro. Ele recebeu um ofício dos organizadores reivindicando apoio junto ao Congresso Nacional à regulamentação da atividade em nível nacional.
No período da tarde foram realizadas oficinas de treinamento com os seguintes temas: implantação de meliponários; alimentação artificial das colmeias; multiplicação de colmeias; manejo de colmeias jovens e adaptação; qualidade de enxames para a comercialização.
A organização do seminário ainda prestou, por meio da entrega de uma placa, uma homenagem ao policial militar da reserva Jean Carlos Locatelli, um dos pioneiros da meliponicultura em Santa Catarina e grande incentivador da atividade em Santa Rosa de Lima e outros municípios das Encostas da Serra Geral.
A Semana
Promovida pela prefeitura e com apoio de entidades ligadas ao setor, A Semana de Incentivo à Agroecologia consiste na realização de uma série de atividades, como palestras, seminários, entre outras ações, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.