You are currently viewing Assembleia confirma o prefeito Roberto Kuerten Marcelino à presidência da Amurel
Beto (à esquerda), com o ex-presidente Robson, Nivaldo, vice-presidente, e o prefeito de Pescaria Brava, Deyvisson de Souza

 

 

A Assembleia Geral Ordinária desta segunda-feira, 18, ratificou o acordo político feito no início da atual legislatura e elegeu o município de Braço do Norte, representado pelo prefeito Roberto Kuerten Marcelino, o Beto, à presidência da Amurel até fevereiro de 2020, quando ocorre nova eleição. A escolha de Beto dentre seus colegas de partido, o PSD, foi acertada durante a própria reunião de hoje. O prefeito Nivaldo de Sousa, de Capivari de Baixo, único representante do PSB dentre os 18 prefeitos dos municípios associados foi eleito primeiro vice-presidente, e Deyvisson de Souza, de Pescaria Brava o segundo vice-presidente. Os prefeitos dos municípios de Armazém, Imbituba e Rio Fortuna foram eleitos titulares do Conselho Fiscal (José Arant, Rosenvaldo Júnior e Lindomar Ballmann, respectivamente). Os prefeitos de Santa Rosa de Lima, Treze de Maior e Gravatal foram eleitos suplentes do Conselho (Salésio Wiemes, Clésio Bardini de Biasi e Edvaldo Bez de Oliveira, respectivamente).

Os demais prefeitos são representantes da Amurel junto à Fecam.

O prefeito de São Martinho Robson Back, que deixou o cargo hoje agradeceu aos colegas e colaboradores da Amurel pela confiança demonstrada ao longo do seu mandato, assumido após a saída do ex-prefeito de São Ludgero Volnei Weber quando do lançamento de sua candidatura a deputado estadual.

Da mesma forma, o prefeito Beto Kuerten agradeceu aos demais prefeitos pelo voto e disse ter certeza que continuará contando com o respaldo da equipe de trabalho da entidade, tal qual os demais ex-presidentes tiveram em seus mandatos.

Também foi feita e aprovada a prestação de contas anuais do exercício de 2018.

A Assembleia ocorreu na sala dos prefeitos, mas os discursos de despedida e de posse se deram no auditório, onde os gestores Saúde dos municípios estavam reunidos em Assembleia Extraordinária. No local, por solicitação dos próprios prefeitos, aconteceu uma conversa sobre o Sistema de Regulação – Sisreg, sistema on-line que visa agilizar e garantir qualidade ao processo de regulação nacional, dando assim uma maior credibilidade aos dados dos pacientes atendidos. Esse software é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria.

O Governo do Estado desenvolveu um portal para que o cidadão tenha acesso às informações sobre a sua posição e previsão de atendimento nas listas de espera por serviços de saúde no Sistema Único de Saúde – SUS, em cumprimento à Lei Estadual 17.066 de 2017 e ao Decreto Estadual n. 1.168/2017Os municípios também precisam dar publicidade à lista de espera em âmbito municipal.

CIS

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amurel também realizou assembleia em ato contínuo e tratou sobre a aprovação da ata da assembleia anterior; apreciação e aprovação dos registros contábeis anuais referentes ao ano de 2018 e aprovação do Relatório Anual de Atividades do exercício anterior; credenciamentos (renovação), dentre outros assuntos.