A Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel, que habitualmente promove suas reuniões na própria sede, fez uma assembleia geral extraordinária nas dependências do Parque Ambiental Encantos do Sul, na manhã de hoje (28). A intenção de realizar o evento no Parque foi o de mostrar o local aos prefeitos que ainda não o conheciam e de tratar sobre projetos patrocinados através de isenções fiscais pelas Leis de Incentivos Fiscais. O diretor administrativo da Engie para Santa Catarina, Júlio César Lunardi, a coordenadora de responsabilidade social da Engie, Luciane Pinheiro Pedro, o gerente administrativa do Parque Ambiental Encantos do Sul e o presidente da Associação Jorge Lacerda, entidade que administra o Parque falaram durante a assembleia, conduzida pelo presidente da Amurel, prefeito de Braço do Norte Roberto Kuerten Marcelino.
Além de detalhar sobre as ações, projetos e iniciativas do Parque, os anfitriões demonstraram com números o quanto é possível explorar as leis de incentivos fiscais para implementar projetos sociais de interesse dos municípios. A intenção é auxiliar os municípios para que eles melhorem seu desempenho, tanto na destinação de recursos através da dedução de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, quanto na sua capacidade de elaboração e execução de projetos beneficiados por leis de incentivo fiscal.
A Amurel é uma das cinco entidades que compõem a diretoria da Associação Jorge Lacerda, administradora do Parque Ambiental Encantos do Sul. As demais são a Unisul, Fucap, Engie e Ases.
Além dos temas ligados à captação de recursos via leis de incentivos fiscais, a assembleia teve em sua pauta a apresentação de empresa fabricante de pontes de metal e a apresentação de um treinamento voltado aos profissionais que trabalham nas secretarias de obras e agricultura dos municípios, que utilizam regulamente máquinas pesadas como patrolas (motoniveladoras), trator esteira, retroescavadeiras, especialmente na manutenção de estradas.