Lideranças do Projeto Lider Sebrae/Amurel participaram nos dias 13, 14 e 15, em Joinville, de atividades integrativas entre a região e outras três regiões do Estado que também desenvolvem o Líder, em parceria com o Sebrae. Os trabalhos aconteceram paralelos à feira Expo Gestão, no Parque Expoville, tradicional evento de negócios e de troca de experiências nas mais variadas áreas de atuação empresarial. Além da região da Amurel, estavem presentes lideranças das regiãoes da Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – Amarp; Associação de Municípios do Meio Oeste Catarinense – Ammoc; e do Oeste Catarinense – Amoc.
Na terça-feira de manhã as lideranças tiveram palestras exclusivas internacionais para os integrantes do Líder, de Santiago Ospina Franco, Diretor de Comunicação e Marketing da Ruta N (Colômbia) e Alejandro Castañé (Argentina), que falaram de casos de criação de espaços de desenvimento tecnológico em seus países, e que podem servir de modelo para o Brasil. Por fim, a palestra de Ana Carla Fonseca.
Após o almoço houve a abertura oficial da Expo Gestão, com a presença de diversas autoridades do Estado, incluindo o governador Carlos Moisés, que discursou durante mais de 20 minutos, quando expôs as principais ações do Governo nestes primeiros meses de gestão, e as metas para 2019 e 2020.
Em seguida iniciaram as palestras, com nomes renomados no cenário empresarial e de consultoria do país. Entre os palestrantes, autoridades como Oscar Motomura, sócio fundador e CEO da Amana-Key; Chef Claude Troisgros, cozinheiro e empresário, CEO do grupo Troisgros no Brasil; Maílson da Nóbrega, economista, ex-ministro da Fazenda e colunista, Ulisses Mello, diretor da IBM Research e membro da IBM Academy of Technology e da IBM Industry Academy, Renato Meirelles, presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e Lélio Lauretti, consultor, autor e sócio-fundador do IBGC. Ao todo, mais de 10 palestrantes subiram o palco da Expo Gestão.
Na quarta-feira as quatro equipes do Líder reuniram-se em sala anexa para trocar experiências, cruzar informações sobre os eixos de desenvolvimento regional escolhidos e que coincidiam entre si, as dificuldades, avanços, dentre outros aspectos. A intenção foi alinhar ações que possam fortalecer o trabalho de cada um dos grupos.
O Projeto Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
Dentro da metodologia proposta pelo programa, o grupo da Amurel escolheu cinco eixos de desenvolvimento: Inovação em Gestão Pública; Agronegócio; Infraestrutura; Educação, Inovação e Tecnologia; e Turismo Integrado. A Expo Gestão encerrou nesta quinta-feira (16).